Ematerce
27mai/110

Ematerce: escritórios da região Norte interligados ao Cinturão Digital do Ceará

A gerência regional e o escritório local da Ematerce, em Sobral, desde o dia 25 de maio de 2015, estão interligados ao Cinturão Digital do Ceará-CDC, um projeto do Governo do Estado, que leva internet de banda larga, de alta velocidade, aos municípios cearenses.

Segundo a Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Ceará (Etice), o Governo do Ceará está implantando a maior e mais veloz rede pública de banda larga do Brasil, cobrindo 82% da população urbana do Estado até o final de 2011. Serão mais de 2.500 km de fibra ótica, de alta velocidade, conectando escolas, hospitais, postos de saúde, delegacias e demais órgãos públicos. Leva, também, telemedicina, educação a distância, TV digital, videoconferência e outros serviços essenciais para o desenvolvimento do Estado e da qualidade de vida dos cearenses.

Segundo o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta Lima, interligar os seus escritórios locais ao Cinturão Digital representa um ganho tecnológico extraordinário, passando de uma rede de dados antiga, com velocidades muito baixas e que já não atendem à demanda, por seus serviços de dados (acesso à Internet, ao correio eletrônico corporativo, aos sistemas de informação próprios, do Governo do Estado, do Governo Federal e de parceiros, dentre outras finalidades), para uma moderna rede de fibra ótica.

Na opinião, também, de Salustiano Campelo Sampaio, gestor de Tecnologia de Informação, e gerente do Núcleo de Informática da Ematerce, além do salto tecnológico, haverá ainda um ganho financeiro considerável. Na situação atual, a interligação dos seus 72 pontos de atendimento à rede de dados do Governo do Estado é um investimento em torno de R$ 48 mil mensais. Com a interligação desses pontos de atendimento ao Cinturão Digital, estima-se que esse custo baixará para, no máximo, 10% desse valor.

27mai/110

Independência: Ematerce realiza carreata de incentivo

A Ematerce, escritório de Independência, realizou uma carreata, como reforço, para incentivar os criadores a vacinarem o seu rebanho contra a febre aftosa. A passeata percorreu algumas ruas da cidade, chamando a atenção dos agropecuaristas sobre a importância da Campanha contra a Febre Aftosa. A iniciativa contou com o apoio da gerente regional Sertões de Crateús, Maria Carmeli de Almeida Pinho, da Adagri (Agência de Defesa Agropecuária do Ceará ), Sindicato dos(as) Trabalhadores(as) Rurais de Independência e Casas Veterinárias.

Ao aproximar-se o final da campanha de vacinação contra a febre aftosa, no próximo 31 de maio, todos os extensionistas, da citada região, estão sensibilizando os criadores, para que, imunizando seus bovinos, o Estado do Ceará passe a ser considerado um Estado livre de aftosa, porém com vacinação. A colaboração dos pecuaristas é de fundamental importância para o êxito dessa campanha.

27mai/110

Assessores da Ematerce participam de Reunião Internacional sobre Biodiesel

Os Engenheiros Agrônomos Antonio Alves Agenor e Valdir José Silva participam, de 26 a 27 de maio de 2011, da 1ª Reunión Internacional Biodiesel-Agricultura Familiar Y Producción de Alimentos: FAO - MDA – UFV, no município de Viçosa, Estado das Minas Gerais. Trata-se de uma - conforme esclareceram - oportunidade ímpar, tendo em vista a ampliação dos conhecimentos e a troca de experiências com técnicos de outros Estados brasileiros e até de estrangeiros.

Vale salientar que os técnicos da Ematerce trabalham com as culturas de oleaginosas, como a mamona e o girassol, matérias-primas usadas na fabricação do biodiesel. Disse Valdir Silva que o biodiesel é uma alternativa aos combustíveis, derivado do petróleo. Pode ser usado em carros e qualquer outro veículo com motor diesel. Fabricado a partir de fontes renováveis (girassol, soja, mamona), é um combustível que emite menos poluentes que o diesel.

A Ematerce, por intermédio da Rede Estadual do Biodiesel, atua em 153 municípios, onde presta assistência técnica e extensão rural aos agricultores familiares que cultivam mamona e girassol. As orientações técnicas vão desde a escolha e o preparo do solo, passando, ainda, pelos tratos culturais, o controle de pragas e doenças, a colheita, o armazenamento e a comercialização.

27mai/110

Sobral: Encontro sobre Biodiesel

A Ematerce, por intermédio do Engº Agrº Sérgio Lima, articulador da rede temática do biodiesel, e a socióloga Samara de Paula, colaboradora do Programa Biodiesel, participa, em Sobral, na sexta-feira próxima, 27/05, do Encontro de Mobilização e Sensibilização do Programa Biodiesel, para formação do "GT Grupo de Trabalho" do território da Zona Norte, com abrangência até ao Extremo-Norte.

Segundo Lima, o evento objetiva, além da formação do grupo de trabalho, estimular a discussão sistemática, sobre o programa biodiesel, aos atores locais, de modo a fortalecer e ampliar esta atividade no território da Zona Norte.

Espera-se, neste encontro, afora as representações dos agricultores e agricultoras familiares, a presença dos secretários municipais de agricultura, dos representantes dos sindicatos rurais, das instituições de Astec, contratadas pela Petrobras e da PBIO, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Banco do Brasil e Banco do Nordeste, dentre outros.

Programa Biodiesel 2010/2011

Nº Agricultores envolvidos.............. 32.824
Área prevista com Mamona .............. 46.662 hectares
Área com Girassol .....................3.388 hectares
Área com Algodão ......................3.385 hectares
Área total ............................53.435 hectares

27mai/110

Presidente visita escritório da Ematerce em Caucaia

O presidente da Ematerce, José Maria Pimenta Lima, acompanhado do gerente regional Metropolitana, Manoel Elderi Pimenta, e do coordenador de eventos, Edilmo Gurgel, visitou, na manhã desta quarta-feira, 25/05, a sede do escritório da empresa no município de Caucaia-CE.

O dirigente da Ematerce foi recebido pelo gerente do escritório local, Engº Agrº Carlos Alberto Figueiredo, na presença dos colaboradores, que lhe deu as boas-vindas e agradeceu a visita e o diálogo com todos os que fazem aquela unidade administrativa.

No final da visita, Pimenta cumprimentou, um a um, os colaboradores, responsáveis pelo atendimento sistemático aos agricultores familiares dos municípios de Caucaia e Fortaleza, desejando-lhes sucessos nas ações extensionistas no meio rural.

27mai/110

Caucaia: Ematerce participa da Semana da Agricultura Familiar

A Ematerce, escritório de Caucaia-CE, participa, de 25 de maio a 1º de junho de 2011, da Semana da Agricultura Familiar de Caucaia, numa realização da prefeitura e Associação dos Moradores de Poço Verde e adjacências. O evento recebe o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, do Copafes e do Isca e patrocínio do Banco do Nordeste. A solenidade de abertura iniciou-se, às 8h30min, desta quarta-feira, 25.

Segundo o gerente da Ematerce, em Caucaia, Engº Agrº Carlos Alberto Pinheiro, a programação consta, no dia 25/05, da feira, com início às 6 horas da manhã, na rua Padre Romualdo (Praça da Matriz); No dia 29/05, a feira será no Sítios Novos também começando às 6 horas. No dia 1º de junho, com início previsto para 8h30 min, haverá o Seminário Caravana Copa Orgânica; Sindicato dos Trabalhadores Rurais. "Com a presença da Ematerce, nesta feira, surge uma excelente oportunidade de divulgarmos ao público, de modo geral, as ações extensionistas, no trabalho diário, com os agricultores familiares, visando melhorar suas condições de vida, mediante a obtenção de maior produção e melhor produtividade das lavouras e da pecuária da região", concluiu Pinheiro.

Nas feiras da agricultura familiar, serão expostos produtos “in natura”, inclusive orgânicos, oriundos das propriedades rurais, além dos fabricados pelas agroindústrias, como variedades de doces de frutas tropicais, geléia, queijo, bolo-de-milho, pé-de-moleque, tapioca, farinha de mandioca, goma, milho verde cozido e assado, pamonha, canjica, peixes frescos, e outras iguarias. Expostas, também, peças artesanais de tecidos (renda, croché, bordados), de couro, de ferro, afora utensílios domésticos.

27mai/110

Diretor Técnico da Ematerce participa de reunião do Condraf

O diretor técnico da Ematerce, Engº Agrº Walmir Severo Magalhães, encontra-se, nesta segunda-feira, 23, em Brasília-DF, participando da Reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável – Condraf – como integrante do Comitê de Assistência Técnica e Extensão Rural – Ater.

A programação, prevista somente para dia 23/05, consta da apresentação das orientações para a elaboração do plano plurianual (PPA) 2012 a2015; elaboração de diretrizes da Ater para o PPA de 2012/2015; e consolidação das diretrizes e encaminhamentos.

27mai/110

Jaguaribe: Ematerce participa da 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar

A Ematerce, escritório de Jaguaribe, participou, no dia 19 último, da 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O tema central do evento foi sobre alimentação saudável: direito de todos. No decorrer da conferência, foram discutidos três eixos temáticos. Eixo 1: Avanços, ameaças e perspectivas para a efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar; Eixo 2: Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; e Eixo 3: Sistema e Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

Segundo a Médica Veterinária Érica de Souza Paiva, Msc. Ciência Animal, e assessora regional da Ematerce em Bovinocultura no Médio-Jaguaribe, a empresa envolveu-se nas discussões do Eixo 2 com a assessora regional, como coordenadora e relatora, e o gerente local de Jaguaribe, o Engenheiro Agrônomo Sebastião Guedes Nunes, como membro da Comissão de Segurança Alimentar e Nutricional do município (CONSEA).

Informou, ainda, a técnica da Ematerce que, na conferência, foram votadas e aprovadas propostas, como o convênio da prefeitura municipal e a Ematerce local, no que diz respeito à assistência técnica e extensão rural, prestada aos agricultores familiares, que fazem parte do PAA - Programa de Aquisição de Alimentos.

18mai/110

Ematerce e Adagri continuam divulgando Campanha contra Febre Aftosa

A Ematerce, em parceria com Adagri, prefeituras, secretarias municipais de agricultura e entidades representativas dos agropecuaristas, nos 184 municípios do Ceará, continua divulgando a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, cujo prazo ficará encerrado no dia 31 de maio de 2011. Prova da assertiva acima é o evento, realizado, no dia 15 último, no município de Coreaú, por ocasião da feira semanal do município, contando com a participação do prefeito Carlos Ronner de Albuquerque, Maria de Fátima Araújo (Secretária de Agricultura e Meio Ambiente), Francisco Jáder de Albuquerque (gerente regional Zona Norte), Maria Edmatima Mendes Sousa (gerente local ), agentes rurais e técnicos da secretaria.

Informou Maria Edmatima que as ações executadas, no evento, foram a distribuição de panfletos, além de esclarecimentos técnicos aos criadores, dentre os quais a maneira correta de vacinar os animais e a conservação das vacinas. Disse mais que o carro de som da prefeitura contribuiu para chamar a atenção dos feirantes e dos populares.

18mai/110

Agricultores de Itapipoca aprendem boas práticas de fabricação

A Ematerce iniciou, terça-feira, 17, às 8h30min, na sede municipal de Itapipoca, com término previsto para quinta-feira próxima, 19, o Curso de Capacitação em Boas Práticas de Fabricação (BPF), destinado a agricultores familiares, atendidos pelo Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará naquela região.

Segundo a articuladora da Agroindústria Familiar, Ana Maria Guedes da Costa Bezerra, os treinandos participam de aulas teóricas e práticas, sobre diversos assuntos, dentre os quais, princípios para a produção de alimentos com qualidade/seguro; a potabilidade da água; a higiene das instalações; o controle de pragas, além das técnicas de boas práticas em fabricação, tais como: armazenamento, transporte, rotulagem, higiene e saúde dos colaboradores. Na coordenação do curso, a técnica da Ematerce, Ana Maria Guedes, e, como facilitadora, a técnica Glaíra Matos Cavalcante Santos.