ASBRAER DEFENDE A CRIAÇÃO DA SECRETARIA NACIONAL DE ATER

4 de novembro de 2009 - 03:00

O presidente da Associação das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), e presidente da Emater-Minas Gerais, José Silva, trabalha, nos altos escalões, para que seja criada uma Secretaria Nacional de ATER, cujos recursos financeiros, para Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural), de todos os órgãos do Governo Federal sejam coordenados por esta Secretaria.
O atuante bipresidente, aos poucos, vai conseguindo vitórias e levando a imagem do Serviço Brasileiro de Extensão Rural a um patamar, digno de funcionamento desse serviço público, em benefício dos agricultores familiares e de suas famílias, presente em mais de 5 mil municípios do Brasil, com uma rede de extensionistas por volta de 17 mil profissionais de diversas áreas de formação universitária e de nível médio.
Para Silva, a sustentabilidade da Extensão passa pela profissionalização da gestão das entidades de ATER, com a utilização de ferramentas modernas de gestão, pela utilização de metodologias de ATER participativa, onde os agricultores e suas organizações participem da construção, operacionalização e avaliação desse serviço e por profissionais preparados, para atuarem em estruturas de rede de ação extensionista.

OPINIÃO PRESIDENTE DA EMATERCE

Segundo o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, que trabalhou, por 20 anos, na Extensão Rural de Minas Gerais, o Serviço de Extensão Rural é um verdadeiro sacerdócio e sempre defende seu ponto de vista de que lugar de extensionista é no campo. Claro – afirma o dirigente da Ematerce – que, na cabeça da empresa, há necessidade de assessores de culturas, de pecuária, de comunicação e de assistência social, além de administrativos, porém com uma estrutura funcional enxuta e eficiente nos seus misteres. “Somos favoráveis à criação da supracitada secretaria nacional.
O êxito da Ematerce, no campo – declara Pimenta – deve-se, como sempre faz questão de repetir, ao apoio irrestrito do governador Cid Gomes e do secretário Camilo Santana, titular da pasta do Desenvolvimento Agrário, da qual a Ematerce é vinculada. Em sua gestão, vem ampliando a abrangência da Extensão Rural, nos 181 municípios cearenses, dos 184 existentes, com a criação de 15 postos avançados. Atualmente, atua a empresa com 71 escritórios municipais, 18 regionais, 15 postos avançados, 2 centros de treinamento, sendo um, em Caucaia, (Cetrex) e outro, na Fazenda Normal, em Quixeramobim.

ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO E OUVIDOR
JORNALISTA ANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA – antoniojose@ematerce.ce.gov.br