Representantes do SEA participam da Icid Estadual

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { color: #0000ff } –>

Realizou-se,nos dias 20 e 21 de maio, no auditório Celso Furtado – BNBPassaré, em Fortaleza, a Icid Estadual – Conferência Estadual sobreClima, Sustentabilidade e Desenvolvimento no Semi-árido do Ceará -Evento Preparatório do Estado do Ceará para a ICID+18.

Segundo asocióloga Samara de Paula Silva, integrante da  equipe do Biodiesel,no âmbito da Ematerce, a Conferência Estadual contou com aparticipação de 50 representantes de todo o Sistema EstadualAgrícola: SDA (Secretaria do Desenvolvimento Agrário), Ematerce(Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), Ceasa (Centralde Abastecimento do Ceará), Idace (Instituto de DesenvolvimentoAgrário do Ceará), Adagri (Agência de Defesa Agropecuária doEstado do Ceará), Instituto Agropolos e Articuladores Territoriais.

Marcarampresença, ainda, a Secitece, a SRH, Copam, Funceme, Ipece, somentepara citar algumas, além da participação da Uece, UFC, Uva eUnifor, do MPE (Ministério Público Estadual), da AL-CE (AssembléiaLegislativa do Ceará), do Unicef (Fundo das Nações Unidas para aInfância), da Asa Brasil (Articulação no Semi-Árido Brasileiro),da Fetraece, Instituto Sesemar (Assessoria e Apoio aos Povos dasSerras, Sertão e Mar) e do MST (Movimento dos Trabalhadores SemTerra), bem como sugestões de projetos futuros. Disse mais que osresultados obtidos, no evento estadual, devem nortear as potenciaispolíticas públicas de desenvolvimento para o semi-árido do Cearáe alicerçarão as bases para discussões na ICID + 18.

A IIConferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimentoem Regiões Áridas e Semi-áridas (ICID+18) ocorrerá, em Fortaleza,de16 a 20 de agosto de 2010. Será uma contribuição para a Rio+20,a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e MeioAmbiente, com realização proposta para 2012.

InformouSamara que são esperados cerca de 2.000 participantes, oriundos demais de 50 países, incluídos todos os países com regiões áridasou semi-áridas, além de universidades e centros de pesquisas detodo o mundo. Antes do evento principal, estão sendo realizadoseventos preparatórios, desde 2009, e que se estenderão, até ofinal de primeiro semestre de 2010, para gerar trabalhos einformações de natureza científica e de políticas públicas sobreregiões semi-áridas.

ICID+18 reunirá formuladores de políticas públicas, cientistas emembros da sociedade civil, para promover o desenvolvimento seguro esustentável nas regiões semi-áridas do mundo, para tanto foidividida em quatro temas, a saber:

1) Informações Climáticas (Informações sobre variabilidade emudanças climáticas e questões ambientais locais e regionais -previsão e cenários);

2) Clima e Desenvolvimento Sustentável (Segurança humana, reduçãode vulnerabilidade, bem-estar e desenvolvimento – modelagem,quantificação e ações em vulnerabilidade, impactos e adaptação);

3) Governança e Desenvolvimento Sustentável (Representação,direitos, equidade e justiça em face da variabilidade e das mudançasclimáticas – monitoramento e melhoria dos padrões de governançaem terras áridas e semi-áridas);

4) Processos de Políticas Públicas e Instituições (Processos depolíticas públicas – formulação, implantação, monitoramento edesempenho de políticas públicas voltadas à adaptação edesenvolvimento sustentável. Lições e experiências).

A ICID+18 irá gerar, publicar e apresentar recomendações paraorientar análises e formulação de políticas públicas de caráterglobal, regional, nacional e local na tentativa de reduzir avulnerabilidade e melhorar a vida de pessoas que vivem em terrasáridas do planeta. Para mais informações, acessar: www.icid18.orgou www.mma.gov.br/icid

================================================================================

Assessoriade Comunicação e Ouvidoria

JornalistaAntonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br