EMATERCE ORIENTA SUBSTITUIÇÃO DE CAJUEIROS IMPRODUTIVOS

30 de novembro de 2009 - 03:00

Oassessor estadual da Cajucultura, pela Ematerce, Engº Agrº EgbertoTargino, falando sobre a substituição do cajueiro comum pelocajueiro-anão precoce, afirmou que a Ematerce, em parceria com aEmbrapa, orienta, no momento, a substituição do chamado cajueirocomum (gigante) pelo cajueiro-anão precoce de sequeiro. Dentre suasvantagens, citou: maior precocidade quanto ao início da produção;período maior de floração e frutificação em relação ao cajugigante; menor porte, facilitando os tratos culturais e a colheita;maior uniformidade quanto ao tamanho da castanha e maiorprodutividade por área. <!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } –>

OUTRASVANTAGENS

 

Outrodado importante é que a produção-média de um hectare de cajueirocomum é de 240 quilos por hectare. Já o cajueiro-anão precoceapresenta uma produção de 1.200 quilos por hectare. Esclareceu,ainda, que, além do aumento de produtividade, o retorno econômicodessa variedade é mais rápido, pois começa no terceiro ano, depoisdo plantio, enquanto o cajueiro comum alcança produção econômicaa partir do oitavo ano.

 

Otécnico da Ematerce informou, por último, que a substituição decopas, em cajueiros improdutivos, é uma prática agrícola, visandoao rejuvenescimento de plantios, em decadência, e nos cajueiros combaixa produtividade, ou com castanhas de qualidade indesejada. Atécnica, usada nesse processo, ocorre com a enxertia de clonesselecionados, reduzindo, em até 75%, os custos de implantação, comrelação a um plantio novo. A substituição de copas possibilitaobter-se produtividade superior a 600 quilos, por hectare, decastanhas de boa qualidade, a partir do terceiro ano de plantado. Emse tratando do plantio do cajueiro-anão precoce, de baixa altura,pode-se consorciá-lo com outras culturas.

 

===========================================================================

 ASSESSOR E OUVIDOR DA EMATERCE

JORNALISTA ANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA – antoniojose@ematerce.ce.gov.br

FONE 85.3217.7872