40ª FESTA DO BOI DE BREJO SANTO ATINGE OBJETIVOS

A EMATERCE, através do escritório de Brejo Santo, participou no período de 28 a 30 de agosto de 2009, das comemorações de emancipação do município de Brejo Santo, uma das mais tradicionais festas populares da Região do Cariri-Leste cearense, que mobilizou participantes dos estados da Paraíba e Pernambuco.

A 40ª Vaquejada de Brejo Santo, também conhecida como Festa do Boi, e um evento que trouxe exposição com a comercialização de animais bovino, e a Iª Feira da Agricultura Familiar do município, no período de 28 a 30 de agosto, no Parque de Vaquejada Zequinha Chicote, com o objetivo de promover, fortalecer e desenvolver a agricultura familiar do município.

A EMATERCE local esteve presente com um estande e o escritório móvel dentro do parque, para atender, com mais comodidade, os agricultores familiares, na prestação de informações e orientações, na comercialização dos animais bovinos, adquiridos pelos agricultores familiares. Dando suporte ao evento também estiveram presentes a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário – SMDA, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTR – e a Associação dos Apicultores de Brejo Santo – APIBS.

Os Gerentes Regional e Local, José Dias Ferreira (Eudim) e Maria de Fátima Benício Santos e Silva respectivamente, informam que, através das agências locais do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste, que também se fizeram presentes ao evento, por intermédio de suas agências itinerantes, foram disponibilizados recursos para a comercialização de animais bovino pelo Banco do Brasil, num montante de R$ 500 mil reais, e foram aplicados R$ 380.540.00. Já a agência do Banco do Nordeste liberou recursos da ordem de R$ 200 mil reais para o agroamigo,  e todos os recursos foram no âmbito do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF.

Disseram, ainda, que a feira, tanto a de animais bovinos, como a de produtos da agricultura familiar, tais como: produtos da mandioca, apicultura, agroindústria, hortifgranjeiro e artesanato, contribuiu para  aproximar os agricultores familiares do mercado agropecuário, por meio do acesso à informação, novas tecnologias e da possibilidade de geração de novos negócios.

Para expor aos visitantes, convidados e autoridades, foi construída uma unidade integrada mandalla, ao lado da feira da agricultura familiar, que foi o destaque; também foi erguida uma construção de uma casa, para representar a casa do agricultor familiar, além de uma bodega, representando o modelo de comércio existente na zona rural. Isso foi destaque, pois muitas pessoas desconhecem a existência desses arranjos produtivos.

O evento promoveu a geração de emprego e renda para a população, com a comercialização de comidas, bebidas, artesanatos e produtos próprios da região, alavancando a economia municipal e contribuindo para o fortalecimento e o desenvolvimento sustentável do setor.

SOBRE BREJO SANTO

Completando 119 anos de emancipação, o município está localizado na Região Sul do Estado do Ceará, no sopé da Serra do Araripe, distante 512 km da capital. Brejo Santo agrega suas vantagens estruturais em investimentos e programas de desenvolvimento sustentável do setor.

No âmbito artístico-cultural, o município mantém patrimônio de bens materiais e imateriais, como bandas e conjuntos musicais, grupos de teatro, danças, escultores, artes plásticas, clubes sociais, bibliotecas publicas e privadas.

A Ematerce está presente no município desde do ano de 1963 e, ao longo desse tempo, tem contribuído fortemente para o desenvolvimento e o fortalecimento da agropecuária local. Atualmente, conta com um corpo técnico, composto de 3 agrônomos, 2 médicos veterinários, 8 técnicos em agropecuária, 1 gerência local com uma área de abrangência nos município de Brejo Santo, Jati, Penaforte e Porteiras e uma gerência regional com área de abrangência em 8 municípios da Região Cariri Leste.

======================================================================

ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO E OUVIDOR