PACTO FEDERATIVO: MDA REALIZA OFICINA DE NIVELAMENTO EM FORTALEZA

30 de novembro de 2009 - 03:00

 

 

 

 

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { so-language: zxx } –>

 

Prossegue, hoje, 24, noHotel Sonata, em Fortaleza, Oficina de Nivelamento do Processo deCapacitação Inicial para contratação de novos técnicos, que irãotrabalhar com extensão rural, no marco do Pacto Federativo. AEmaterce participa do evento com quatro técnicos. Ao todo, são 24participantes do Nordeste, sob a direção de Francisco RobertoCaporal, coordenador geral de ATER (Assistência Técnica e ExtensãoRural) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

 

A oficina denivelamento reúne técnicos ligados à assistência técnica eextensão rural de oito estados nordestinos, exceto Pernambuco, queainda não participa do Pacto Federativo. Caporal destaca aimportância do encontro por reunir experiências de diversosprofissionais ligados à temática do campo. “Esse intercâmbio ésalutar tendo em vista que nos permite construir algo que possatrazer benefícios para todos”, complementa o Coordenador Geral deATER do MDA.

 

Ontem, a agenda daoficina discutiu o nivelamento dos princípios e diretrizes daPolítica Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural(PNATER) e importância das Políticas Públicas para a AgriculturaFamiliar e apresentação das pré-propostas dos Estadosparticipantes. Hoje, quarta-feira, serão expostos os pontos comunsdas propostas apresentadas, bem como a proposta do MDA, seguidos detrabalhos de grupo por Estados para adaptação dos programas,encaminhamentos, avaliação e encerramento.

 

Da Ematerce, participamJosé Roberto Vieira, engenheiro agrônomo e articulador da rede demetodologias participativas; José Leitão, engenheiro agrônomo egerente da Divisão de Recursos Humanos (DIRHU) da Ematerce; MariaJosé de Freitas, articuladora da rede temática de agroecologia emembro da Academia Brasileira de Extensão Rural, e Antonio VieiraJunior, articulador da rede de formação de agentes de ATER.

 

 

 

ASSESSORIA DECOMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

 

JORNALISTA JOÃOMAROTO: joao.maroto@ematerce.ce.gov.br

 

FONE: 85.3217.7872