EMATERCE MODERNIZA-SE COM APOIO GOVERNAMENTAL

Capacitar servidores,agricultores de base familiar, ampliar a abrangência de atuaçãoe dotar a Ematerce de equipamentos modernos são prioridades daatual diretoria-executiva da empresa no decorrer do exercíciode 2009. A prova desta assertiva está na consecuçãode uma verba de R$ 5,6 milhões, com apoio do Secretario doDesenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), medianteconvênio 037/07 com o Ministério do DesenvolvimentoAgrário (MDA), Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) eDepartamento de Assistência Técnica e ExtensãoRural (Dater).

Segundo o presidente daEmaterce, Engº Agrº José Maria Pimenta, o órgãooficial de assistência técnica e extensão ruraldo Ceará, vem recebendo apoio irrestrito do governador CidFerreira Gomes, para que continue a ser uma empresa pública,funcionando, de forma eficiente e com eficácia, voltada paramelhorar as condições de vida das famíliasrurais, sobretudo dos agricultores de base familiar, responsávelpela produção de 70% de gêneros alimentícios.

Ressaltou, em seguida,que o Centro de Treinamento da empresa (Cetrex), localizado emCaucaia-CE, passará por uma reforma em seus apartamentos,refeitório, salas de aula, dentre outras dependências.Outra aquisição essencial, apontada, foi a instalaçãode dois servidores de informática, que agilizarão oacesso à Internet e ao Notes, aplicativo interno decomunicação dos escritórios locais com o doestadual e vice-versa.

VEÍCULOS EEQUIPAMENTOS

O dirigente da Ematercedestacou, na oportunidade, que somente, neste mês, foramadquiridos 56 veículos da marca Fiat e 11 Hilux, 243computadores, com monitores de LCD e impressoras, 70 projetoresmultimídia, 150 notebooks, 93 máquinas digitais, 200aparelhos GTS, 75 aparelhos DVDs 250 estações detrabalho (birôs e cadeiras), 150 sulcadores de trêslinhas e 20 escarificadores de sete linhas e 30 pulverizadores.

Sobre a aquisiçãode veículos e equipamentos, Pimenta afirmou que complementamos existentes nos 71 escritórios locais, 18 regionais, 15postos avançados e o escritório estadual, em Fortaleza,e nos três centros de Treinamento da empresa. Enfatizou que osescritórios locais passarão, também, por umareforma a fim de proporcionar ambientes de trabalho confortáveis,seguros e mais funcionais, tanto para os servidores, quanto para quemvisitar as unidades administrativas da Ematerce, com atuaçãonos 184 municípios do Estado.

O presidente daEmaterce, sensibilizado e agradecido, com o apoio governamental, naspessoas do governador e do secretário Camilo Santana, da SDA,informou que a empresa, como braço direito do Governo, nocampo, tem a sua responsabilidade aumentada e preparada paraassistir, em tempo hábil e eficientemente, um público,composto por mais de 120 mil agricultores, cuja orientaçãotécnica e gerencial, recebida, é produzir alimentossadios e de qualidade, porém preservando-se os recursosnaturais. A preocupação – acrescentou – do Serviçode Assistência Técnica e Extensão Rural do Cearádiz respeito, também, ao desenvolvimento sustentável daAgricultura Familiar, buscando a geração de maisempregos e renda para os agricultores assistidos.

========================================================================

Assessor de Comunicaçãoe Ouvidor