DIA MUNDIAL DA ÁGUA: EMATERCE ORIENTA USO RACIONAL E A NÃO-POLUIÇÃO

30 de novembro de 2009 - 03:00

 

 

 

 

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { so-language: zxx } –>

 

Hoje, 22 de março,comemora-se o Dia Internacional da Água. A Assembléia Geral daOrganização das Nações Unidas, objetivando estimular empresas egovernos do mundo inteiro a promover ações que ampliem o usoconsciente e responsável dos recursos hídricos, instituiu a data,oficialmente, há 17 anos. A preocupação com o precioso líquido éuma constante para povos de todo o mundo, por tratar-se de um bemfinito. A recomendação de órgãos e entidades ambientalistas doplaneta é que sua utilização seja feita da forma mais racionalpossível, evitando-se desperdícios, bem como a preservação dasnascentes.

 

Dos recursos hídricosexistentes no nosso planeta, o Brasil detém entre 12 e 16 por centodo total, encontrados abundantemente no Sul e Sudeste do país. Mesmoassim, algumas áreas destas regiões já sofrem escassez pelo altograu de urbanização, densidade populacional e múltiplos usos daágua.

 

No Ceará, onde aregularidade das chuvas não é constante, esta preocupação advémde longas datas, quer pela sua abundância em épocas de bom inverno,ou pelas estiagens, que vez por outra assolam nosso Estado. Paramuitos moradores do interior, a aquisição de uma lata d’água setransforma numa verdadeira aventura com caminhadas até dequilômetros. Quando da sua falta, perece o gado, inicialmente, defome, pela falta do pasto, depois, de sede, pela secura dosmananciais (rios, riachos e açudes).

 

A Ematerce, como órgãopúblico de assistência técnica e extensão rural, mantém alertaos agricultores familiares quanto ao uso dos recursos hídricos. Aadvertência vai desde a não-utilização de defensivos agrícolas,pois os equipamentos usados na aplicação costumam ser lavados emáguas de riachos e açudes, até o uso consciente de água nairrigação de lavouras. Também orienta para a descontinuidade debanho em animais às margem de reservatórios, já que, em sua grandemaioria, estes volumes são para consumo humano. “É importante quese tenha uma consciência apurada da situação dos mananciais deágua do planeta, hoje tão cobiçada no mundo inteiro, ainda mais emregiões como a nossa, em que a escassez natural é uma realidade”,diz o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta.

 

Em todo o mundo, orecurso natural mais precioso do planeta está em seu limite deconsumo, preconizado por muitos cientistas políticos e estudiosos,como o mote para um guerra mundial futura. Na obra “O Atlas daÁgua”, seus autores relatam que mais de um terço da populaçãomundial não dispõe de água. Pior: a situação se agrava. Em 2000,utilizou-se o dobro de água consumida no ano de 1960. Uma comparaçãorelativa, é verdade, se levarmos em consideração que a populaçãodo mundo também aumentou, mas passível de reflexão.

 

 

 

ASSESSORIA DECOMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

 

JORNALISTA JOÃOMAROTO: joao.maroto@ematerce.ce.gov.br

 

FONE: 85.3217.7872