Home Noticias Lista de notícias Quixeramobim: Dia Especial, promovido pela Ematerce, movimenta autoridades, agricultores e extensionistas

Ter, 04 de Abril de 2017 00:00

A Ematerce, escritório de Quixeramobim, realizou, no dia 31 de março de 2017, na localidade Vale da Forquilha, um Dia Especial, iniciando-se com uma visita ao plantio de melão. O passo seguinte foi ao plantio de tomate, com tratos culturais, em especial, as armadilhas à base de lâmpadas e balde com água, afora o sistema de adesivos. No evento, vale ressaltar a presença de dirigentes sindicais, dos municípios de Limoeiro do Norte, Crateús, Paramoti, Novo Oriente, Ipaporanga, incluindo os produtores de polpa, que foram conhecer a experiência. Prestigiaram o Dia Especial os gerentes regional e local da Ematerce, de Quixeramobim, respectivamente, Francisco Albany Rangel e José Tarcísio do Rego, responsáveis pela promoção do Dia Especial.

Engenheiro de Pesca, Benício Diógenes, gerente regional da Ematerce no Baixo

Jaguaribe fala sobre a criação de peixes em tanques de cimento.

O presidente da Ematerce enfatizou que os acima mencionados podem contribuir, na nova etapa, com os secretários municipais de Agricultura, para o fortalecimento da economia rural. A programação incluiu, ainda, visita ao criatório de peixes, em taques de cimento, com 1.100 unidades, de 26 m3, na propriedade do agricultor familiar, mais conhecido por Raimundo. O grupo foi conhecer, também, a casa de fabricação de polpa, com o registro SIF, coordenado pela Cooperativa do Vale do Forquilha.

====================================================================================

Autoridades, dirigentes de órgãos públicos, técnicos, extensionistas e agricultores

visitam tanques de cimento na criação de peixes.

O Dia Especial constou, outrossim, da palestra do Engenheiro de Pesca da Ematerce, gerente regional do Baixo Jaguaribe, Benício Diógenes com foco na Psicultura, nas áreas extensivas, semi-intensiva, superintensiva e intensiva. Segundo o presidente da Ematerce, Antonio Amorim, no decorrer da palestra, foram levantadas diversas questões, prontamente, esclarecidas pelo palestrante na lógica do empoderamento e responsabilidade empreendedora dos agricultores e das lideranças.

=============================================================================

Presidente da Ematerce, Antonio Amorim, entusiasma-se, ao visitar um tanque de cimento,

na criação de peixes, que vem dando resultados satisfatórios para seu proprietário.

No final do Dia Especial, o presidente da Ematerce agradeceu aos presentes a proveitosa participação, destacando as pessoas do presidente da Cooperativa do Vale do Forquilha, Raimundo, o Dudu e a equipe jovem da casa de fabricação de polpa. Amorim, encerrando os agradecimentos, foi enfático em afirmar ter sido uma oportunidade ímpar para os agricultores e lideranças comunitárias.

Eis uma prova de que, com assistência técnica e extensão rural, há aumento da produção e

da produtividade, sem falar da qualidade das frutas, como neste plantio de mamoeiros.

======================================================================

Texto : Jornalista Antonio José de Oliveira

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Fone (85) 3217-7872