Contatos

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Redes Sociais

BLOG Twitter
Home Noticias Lista de notícias Extensão rural brasileira vive um dia histórico
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
 
Extensão rural brasileira vive um dia histórico
Sex, 07 de Abril de 2017 00:00

Lançamento do Pacto pela Ater marca a efetivação da Anater, se configurando como um instrumento de apoio ao desenvolvimento sustentável da agricultura familiar.

O setor rural brasileiro está vivendo um momento marcante em sua história, com o lançamento do Pacto Nacional pelo Fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural – ‘Pacto pela Ater’,

um compromisso público entre o Governo Federal e governos estaduais com objetivo de ampliar a abrangência e a qualidade da assistência técnica ofertada aos agricultores familiares.

 

Lançado oficialmente durante a 52ª assembleia geral da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer),

nesta quarta-feira (05/04), em Brasília/DF, o Pacto pela Ater representa um marco para o setor e a efetivação de um de um sonho que foi a criação da Anater,

desde que a Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Embrater) foi extinta, em 1990.

 

O Pacto pela Ater vai possibilitar que a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) faça aporte de recursos às entidades oficias de Ater, viabilizados por contrato de gestão firmado com a União, através da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead). A relação da Anater com as demais instituições de Ater se dará através de Chamada Pública.

 

O presidente da Anater, Valmisoney Moreira Jardim, destaca que o Pacto pela Ater se configura como um marco histórico para o meio rural brasileiro. “Nos últimos meses, a Anater se estruturou e se instrumentalizou, e está pronta para iniciar a operacionalização dos serviços junto aos produtores rurais. Essa nova forma de parceria vai possibilitar que a Anater leve para o campo essa estrutura, elevando a abrangência e a qualidade da assistência a ser ofertada aos agricultores e suas organizações econômicas”, ressalta.

 

 

A atuação da Anater inicia com um projeto piloto que vai beneficiar 10 mil agricultores familiares dos estados de Roraima, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal. De acordo com o secretário da Sead, José Ricardo Roseno, a expectativa é ampliar a ação para todo território nacional a partir de maio. “O serviço público brasileiro de Ater conta com mais de 16 mil extensionistas, verdadeiros agentes de transformação, que aliam ação técnica e políticas públicas para levar desenvolvimento ao campo. A Ater é uma prioridade do Governo Federal e, ainda neste mês, vamos publicar uma portaria determinando que todos os recursos do orçamento da Sead destinados à assistência técnica serão disponibilizados para a Anater. A partir desse momento, a Sead não fará mais chamada pública, nem contrato de assistência técnica. A Anater foi criada para isso e ela será priorizada e apoiada pela nossa Secretaria”, anuncia.

 

Para o deputado federal Zé Silva, presidente da Frente Parlamentar de Ater na Câmara dos Deputados, o Pacto representa um novo olhar para a extensão rural, que atua em consonância com os princípios da democracia. “A Câmara trabalha para que sejam assegurados os direitos de cidadania das populações rurais, como educação e saúde de qualidade, e infraestruturas de produção que possibilitem a geração de renda promovendo, assim, o desenvolvimento sustentável no campo. A Anater iniciou suas atividades com amplo trabalho parlamentar, realizado com parcerias e participação democrática e é uma grande conquista da extensão rural brasileira", completa o parlamentar.

 

O presidente da Asbraer, Argileu Martins, destaca que o Pacto é algo inédito, que vai permitir ampliar a oferta do serviço de Ater e, consequentemente, ampliar o acesso às políticas públicas pelos agricultores familiares. “Para nós, da Asbraer, representa a efetivação da Anater, que agora passa de fato a funcionar.  De forma muito inovadora está sendo iniciada uma nova relação entre o Governo Federal e os estados, saindo de um modelo de envio recursos para uma relação de apresentação de resultados”, conclui.

 

 

Jerúsia Arruda
Assessoria de Comunicação Social
Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural
(61) 2020-0905  /  99241-3607
imail.com

 

Última atualização ( Sex, 07 de Abril de 2017 09:02 )
 

Serviços

Agenda - Junho 2017

Do Se Te Qu Qu Se Sa
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará - Av. Bezerra de Menezes, 1900. - São Gerardo - Fortaleza/CE

Ver no mapa Fone: (85) 3101.2416 - Fax: (85) 3101.2429

Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados © 2010