Home Noticias Lista de notícias Ematerce participa da X Feceaf em Fortaleza

Ematerce participa da X Feceaf em Fortaleza
Sex, 30 de Junho de 2017 00:00

A Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará), órgão do Governo do Estado, de maior capilaridade, no setor agropecuário cearense, participa, a partir desta sexta-feira, 30 de junho de 2017, da maior Feira da Agricultura Familiar do Ceará, que se encerrará, no dia próximo 2 de julho, no Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza. A Ematerce faz-se presente, logo mais à noite, com a diretoria executiva, nas pessoas do presidente Antonio Amorim, dos diretores técnico e administrativo e financeiro, respectivamente, Itamar Lemos Marques, e Inácio Costa, além de gerentes estaduais, assessores estaduais, gerente da região metropolitana e extensionistas.

A Ascom da SDA divulgou que a X Feceaf é uma coprodução da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), que conta com o patrocínio do Instituto Agropolos e apoio de entidades como IDEF, Ematerce, Idace, Adagri, os 183 sindicatos municipais filiados a Fetraece, Contag, CUT, Cooperbio, Cealtru, Unicafes Ceará e Rede Cearense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Receater).

Para o presidente da Ematerce, Antonio Rodrigues de Amorim (Foto acima), a Feceaf é um evento que proporciona uma ocasião ímpar às pessoas que a visitarem, visto não só presenciarem, mas também comprar produtos orgânicos, originários da denominada Agricultura Familiar, de diversos municípios cearenses, sem falar da oportunidade de verem, em funcionamento, de uma fazendinha, tendo uma casa de agricultor, com o plantio de diversas culturas e criação de pequenos animais, sob a orientação a orientação técnica agropecuária e gerencial da Ematerce, por intermédio de seus técnicos. Disse mais Amorim que, com a realização desta feira, tem-se excelente momento de divulgar o que é produzindo, no campo, sobretudo pelos agricultores familiares, razão da existência do Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, que recebe o apoio e ajuda financeira do Governo do Estado, afora outros órgãos parceiros das esferas estadual, municipal e federal. “Em síntese, é – como dissse o secretário Dedé Teixeira –  o sertão presente na capital do Ceará”, finalizou Amorim.

Segundo informou a assessoria de comunicação, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), a Feira Cearense da Agricultura Familiar (Feceaf) conta com a participação de 350 expositores, vindos de todas as regiões do Estado. É esperado um público 20 mil pessoas, nos três dias, o que possibilita expectativa de movimentação de R$ 1,4 milhão. O evento, conforme divulgado pela SDA, reunirá uma diversidade de produtos orgânicos da Agricultura Familiar, além de exposição e venda de animais, peças de vários tipos de artesanato, casa de farinha e engenho, fazendinha, concurso leiteiro, apresentações culturais, shows musicais e outras atrações.

A Feceaf vai muito além de um momento para comercialização dos produtos agrícolas. Ela possibilita uma interação do campo com a cidade. Ocorre um intercâmbio cultural. As pessoas, que moram aqui na Capital têm a oportunidade de conversar com o agricultor que produz o alimento que vai para a mesa de mais de 70% dos brasileiros, pois segundo o IBGE, são os agricultores e as agricultoras familiares responsáveis por essa produção.” Destaca José Francisco de Almeida Carneiro, secretário de Política Agrícola da Fetraece.

Para o secretário Dedé Teixeira,  dando sua opinião à Assessoria de Comunicação dessa pasta, a Feceaf é a valorização da agricultura familiar, já que o setor, mesmo com os anos seguidos de estiagem, se encontra em crescimento,graças ao apoio do Governo do Estado, que através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, implanta projetos que possibilitam a melhoria de vidas dos agricultores. “Em 2017, tivemos pequeno aumento, nos índices de chuvas no Estado, porém, ainda irregulares, essas chuvas não foram suficientes. E mesmo com todas as dificuldades o nosso campo produziu e a Feceaf terá o importante papel de mostrar os produtos agrícolas e trazer o interior para a capital”.

Fetraece

Conforme informação da assessoria de comunicação da SDA, a Feceaf iniciou-se, em 2008, quando a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), que contava com o governador Camilo Santana como secretário da pasta na época, fecharam parceria para o fortalecimento da cultura dos homens e mulheres do campo. No decorrer dos anos, a Feceaf se mostrou um evento de sucesso de comercialização, de público e de enriquecimento cultural. Em 2017, a feira completa 10 anos.

===========================================

Serviços:

X  Feira Cearense da Agricultura Familiar (X FECEAF)

Entrada: Gratuita

Data: 30/06 a 02/07

Local: Parque de Exposições Governador César Cals

Endereço: Avenida Sargento Hermínio, 2677, bairro São Gerardo, Fortaleza

Última atualização ( Sex, 30 de Junho de 2017 10:17 )

Agenda - Novembro 2017