Contatos

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Redes Sociais

BLOG Twitter
Home Noticias Lista de notícias Expoece tem ponto forte na Agricultura Familiar
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
 
Expoece tem ponto forte na Agricultura Familiar
Ter, 05 de Setembro de 2017 00:00

 

A 63ª edição da Expoece começou no último sábado (2) e vai até o dia 10 de setembro, no Parque de Exposição César Cals. O espaço da Agricultura Familiar é um dos pontos altos da feira agropecuária.

 

 

alt

 

 

Eles são 15 feirantes que compõem o espaço da Agricultura Familiar na Expoece e são há alguns anos um mercado importante dentro da economia das grandes feiras de exposição agropecuária. A equipe de reportagem da Ematerce conversou com a produtora rural Eunice Gonçalves Feitosa Alexandrino, 48 anos, do município de Tauá e mostra mais uma história de luta e crescimento econômico no campo.

 

Há três anos, a produtora junto com a família tinha limitados as possibilidades de produzir mais na área de 66 hectares, que integram a Fazenda Açude Novo, no Distrito do município de Tauá, Sertão dos Inhamuns cearense. Com o acesso ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento d Agricultura Familiar) pelo esposo, o também agricultor Antonio Carvalho, essa realidade passou a mudar.

 

Com o crédito através do programa, foi possível a instalação de um poço profundo com capacidade de mais de 70 mil litros d´água e o início ao incremento na produção de leite, criação de porcos, galinha caipira e capote, além da produção de um horta de cheiro verde.

 

“Todo esse benefício que vem de programas como o Pronaf são muito importantes para melhorar o desenvolvimento econômico no campo. São muitas oportunidades que abrem para nós que trabalhamos com a produção de aimentos”, disse a produtora Eunice, que participa da Expoece, mas durante todo o ano faz parte da programação da Agricultura Familiar em eventos como a Pec Nordeste, Expoece, Feira Cearense da Agricultura Familiar e feiras em vários municípios como Parambu e Tauá.

 

Próximo passo, segundo a agricultora, é a produção da palma para reserva alimentar animal e o acesso para fornecer alimentos para programas do Governo Federal como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

 

Assessoria de Comunicação Ematerce

Aécio Santiago -  Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Antonio José -  Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Edilmo Gurgel -  Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Última atualização ( Ter, 05 de Setembro de 2017 15:33 )
 

Serviços

Agenda - Setembro 2017

Do Se Te Qu Qu Se Sa
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará - Av. Bezerra de Menezes, 1900. - São Gerardo - Fortaleza/CE

Ver no mapa Fone: (85) 3101.2416 - Fax: (85) 3101.2429

Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados © 2010