Contatos

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Redes Sociais

BLOG Twitter
Home Noticias Lista de notícias Governo do Estado lança Programa Agro + Produtor Rural
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
 
Governo do Estado lança Programa Agro + Produtor Rural
Ter, 12 de Setembro de 2017 00:00
 
Seg, 11 de Setembro de 2017 13:19

O projeto é realizado no Estado do Ceará pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário e vai  beneficiar 500 agricultores de 21 municípios com investimento de  R$ 2.394.918,00

O Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, lança, na terça-feira (12), às 15h, o programa Agro + Produtor Rural, que é uma parceria com o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa. O evento contará com a presença dos secretários municipais de agricultura dos 21 municípios beneficiados e do Coordenador Geral de Desenvolvimento Rural do Ministério da Agricultura, Anderson Simões. Presentes ao evento, representantes da diretoria executiva da Ematerce e assessores estaduais. 

 

O projeto Agro + Produtor Rural vai apoiar os pequenos produtores rurais, criando oportunidades para o desenvolvimento de forma sustentável das atividades da pecuária leiteira, cajucultura, apicultura e mitigação de gases de efeito estufa. O projeto visa ao aperfeiçoamento e à disseminação de novas tecnologias, gerando o aumento da produção e da comercialização, e principalmente a fixação do homem no campo. 

 

No Estado do Ceará, o projeto vai beneficiar 500 agricultores de 21 municípios: Aracati, Icapuí, Cascavel, Pacajus, Pindoretama, Horizonte, Choró, Ocara, Aracoiaba, Barreira, Redenção, Baturité, Acarape, Quixadá, Quixeramobim, Boa Viagem, Milhã, Senador Pompeu, Banabuiú e Pedra Branca. O projeto teve o investimento total de  R$ 2.394.918,00, sendo 83% do Governo Federal e 17% do Governo Estadual. 

 

Serão contemplados os pequenos produtores rurais que apresentem potencial para desenvolver as atividades de foco do projeto. Para seleção, os agricultores deverão ter no mínimo 30% da renda bruta familiar originada da exploração agropecuária e não agropecuária do estabelecimento rural trabalhado. 

 

Para o secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira, o programa Agro + Produtor Rural vai estimular e incentivar as associações e cooperativas de produtores rurais. “Serão realizadas capacitações, orientações que ajudarão na ampliação da oferta de alimentos para os mercados locais e regionais, principalmente os mais produzidos como caju, mel e palma forrageira”. 

 

Na execução do projeto, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário receberá o apoio de associações, cooperativas e sindicatos, prefeituras e secretarias municipais de agricultura, Ematerce, Instituto Agropolos do Ceará e Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará – FAEC. 

 

Cronograma de Atividades do Projeto 

 

- Planejamento e organização para implantação do diagnóstico individualizado de cada produtor rural

- Assistência Técnica

- Elaboração do Plano de Oportunidade

- Cursos de Capacitação e formação do produtor rural

- Assistência técnica organizada e sistemática

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Marina Filgueiras  -        Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

André Gurjão –        Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Bruno Andrade –        Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

==================================================

POSTADO PELO ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO DA EMATERCE 

JORNALISTA ANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA

 

Serviços

Agenda - Setembro 2017

Do Se Te Qu Qu Se Sa
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará - Av. Bezerra de Menezes, 1900. - São Gerardo - Fortaleza/CE

Ver no mapa Fone: (85) 3101.2416 - Fax: (85) 3101.2429

Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados © 2010