Home Noticias Lista de notícias Ematerce recebe homenagem do Comitê de Bacia do Curu

Ematerce recebe homenagem do Comitê de Bacia do Curu
Qui, 26 de Outubro de 2017 00:00

Representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu (CBH Curu) reuniram-se, na manhã desta quinta-feira (26), para homenagear ex-presidentes, entidades e movimentos sociais pelos 20 anos do comitê, que completa em 2017 20 anos de funcionamento

O primeiro Estado do Norte Nordeste a criar um comitê de bacia hidrográfica, o Ceará é referência quando o assunto é gestão de recursos hídricos. Integrantes e ex-integrantes da Bacia Hidrográfica do Curu, estiveram reunidos nesta quinta-feira (26), na Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria do Socorro Gouveia, no município de São Gonçalo do Amarante, para homenagear os pioneiros deste importante trabalho no estado.

A solenidade contou com representantes da Ematerce, através do presidente e diretor técnico Antonio Amorim e Itamar Lemos, respectivamente, presidente da Cogerh - Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, João Lúcio Farias de Oliveira, Fred Parente representante o gabinete do prefeito de São Gonçalo Cláudio Pinho e representantes da SRH (Secretaria de Recursos Hídricos), Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) e o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu José Elias Teixeira.

Entre os homenageados, esteve o técnico agrícola da Ematerce Antônio Alzemar de Oliveira (Mazinho), primeiro presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu, ex-secretário adjunto do Fórum Cearense dos Comitês de Bacias e membro do Colegiado Nacional dos Comitês de Bacias.

“Tudo começou em 1997 quando surgiu a necessidade de se cria uma gestão partilhada dos recursos hídricos das bacias. O trabalho foi expandindo até a realização do Primeiro Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas. É muita alegria ter participado desse trabalho pioneiro no Ceará com tantos companheiros, que se dedicaram de maneira tão profissional e de alma”, disse Mazinho emocionado, que há 40 anos também desenvolve trabalho de extensão e assistência técnica rural pela Ematerce, principalmente nos municípios de Morada Nova e Pentecoste onde atuou, principalmente, em perímetros irrigados e junto ao pequeno produtor e agricultor familiar.

Desafios

Para o presidente da Ematerce Antonio Amorim, os desafios estão ligados não apenas à questão da gestão dos recursos hídricos mas, sobretudo, à capacidade de produzir com qualidade. “Enquanto todo o Nordeste sofre problemas com a produção de leite, o Ceará é o único estado que teve crescimento na produção, através da irrigação descentralizada. Há 20 anos, nenhum produtor acreditava que enfrentaria problemas de estiagem dessa grandeza que estamos enfrentando agora. Daí a importância de termos políticas alternativas e de forma articulada para enfrentar os desafios do semiárido”, concluiu Amorim.

Comitês

Os comitês são colegiados compostos por representantes do Município, Estado e União, entidades representativas (irrigantes, pescadores, indústrias), sociedade civil, distribuídos da seguinte forma: 20% município, poder público estadual e federal 20%, usuários de água bruta 30% e sociedade 30%.

De acordo com Mazinho Oliveira, os comitês sempre reúnem-se movidos pela necessidade de tomar decisões em benefício dos recursos hídricos locais e anualmente são apresentadas as experiências em um encontro nacional. “Já somos vistos com um olhar diferente e como responsáveis e um dos principais aliados na gestão dos recursos hídricos”, completou Mazinho.

Última atualização ( Qui, 26 de Outubro de 2017 16:36 )

Agenda - Novembro 2017