Contatos

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Redes Sociais

BLOG Twitter
Home Noticias Lista de notícias Ematerce recebe homenagem do Comitê de Bacia do Curu
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
 
Ematerce recebe homenagem do Comitê de Bacia do Curu
Qui, 26 de Outubro de 2017 00:00

Representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu (CBH Curu) reuniram-se, na manhã desta quinta-feira (26), para homenagear ex-presidentes, entidades e movimentos sociais pelos 20 anos do comitê, que completa em 2017 20 anos de funcionamento

 

O primeiro Estado do Norte Nordeste a criar um comitê de bacia hidrográfica, o Ceará é referência quando o assunto é gestão de recursos hídricos. Integrantes e ex-integrantes da Bacia Hidrográfica do Curu, estiveram reunidos nesta quinta-feira (26), na Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria do Socorro Gouveia, no município de São Gonçalo do Amarante, para homenagear os pioneiros deste importante trabalho no estado.

alt

 

A solenidade contou com representantes da Ematerce, através do presidente e diretor técnico Antonio Amorim e Itamar Lemos, respectivamente, presidente da Cogerh - Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, João Lúcio Farias de Oliveira, Fred Parente representante o gabinete do prefeito de São Gonçalo Cláudio Pinho e representantes da SRH (Secretaria de Recursos Hídricos), Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) e o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu José Elias Teixeira.

 

Entre os homenageados, esteve o técnico agrícola da Ematerce Antônio Alzemar de Oliveira (Mazinho), primeiro presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu, ex-secretário adjunto do Fórum Cearense dos Comitês de Bacias e membro do Colegiado Nacional dos Comitês de Bacias.

 

“Tudo começou em 1997 quando surgiu a necessidade de se cria uma gestão partilhada dos recursos hídricos das bacias. O trabalho foi expandindo até a realização do Primeiro Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas. É muita alegria ter participado desse trabalho pioneiro no Ceará com tantos companheiros, que se dedicaram de maneira tão profissional e de alma”, disse Mazinho emocionado, que há 40 anos também desenvolve trabalho de extensão e assistência técnica rural pela Ematerce, principalmente nos municípios de Morada Nova e Pentecoste onde atuou, principalmente, em perímetros irrigados e junto ao pequeno produtor e agricultor familiar.

 

Desafios

 

Para o presidente da Ematerce Antonio Amorim, os desafios estão ligados não apenas à questão da gestão dos recursos hídricos mas, sobretudo, à capacidade de produzir com qualidade. “Enquanto todo o Nordeste sofre problemas com a produção de leite, o Ceará é o único estado que teve crescimento na produção, através da irrigação descentralizada. Há 20 anos, nenhum produtor acreditava que enfrentaria problemas de estiagem dessa grandeza que estamos enfrentando agora. Daí a importância de termos políticas alternativas e de forma articulada para enfrentar os desafios do semiárido”, concluiu Amorim.

 

alt

 

Comitês

 

Os comitês são colegiados compostos por representantes do Município, Estado e União, entidades representativas (irrigantes, pescadores, indústrias), sociedade civil, distribuídos da seguinte forma: 20% município, poder público estadual e federal 20%, usuários de água bruta 30% e sociedade 30%.

 

alt

 

De acordo com Mazinho Oliveira, os comitês sempre reúnem-se movidos pela necessidade de tomar decisões em benefício dos recursos hídricos locais e anualmente são apresentadas as experiências em um encontro nacional. “Já somos vistos com um olhar diferente e como responsáveis e um dos principais aliados na gestão dos recursos hídricos”, completou Mazinho.

 

 

Assessoria de Comunicação Ematerce

 

Aéio Santiago - Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

Antonio José de Oliveira - Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

Edilmo Gurgel - Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

Última atualização ( Qui, 26 de Outubro de 2017 16:36 )
 

Serviços

Agenda - Novembro 2017

Do Se Te Qu Qu Se Sa
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará - Av. Bezerra de Menezes, 1900. - São Gerardo - Fortaleza/CE

Ver no mapa Fone: (85) 3101.2416 - Fax: (85) 3101.2429

Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados © 2010