Contatos

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Redes Sociais

BLOG Twitter
Home Noticias Lista de notícias Ematerce difunde uso do Bt na agricultura familiar
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
 
Ematerce difunde uso do Bt na agricultura familiar
Sex, 27 de Outubro de 2017 00:00

O Bacillus thuringiensis (Bt) é uma bactéria Gram positiva que pode ser caracterizada pela habilidade de formar cristais proteicos durante a fase estacionária ou de esporulação possui propriedades inseticidas específicas. As atividades destas proteínas são restritas ao trato digestivo dos insetos. O consumo de alimento tratado com Bt geralmente resulta na parada da alimentação de larvas de lepidópteros (lagartas) e a paralisação do seu intestino, seguida de morte. A lagarta do cartucho, Spodoptera frugiperda, é uma das principais pragas da cultura do milho no Brasil. O ataque deste inseto pode reduzir a produção de grãos em até 54%, sendo que o controle mais usual é feito essencialmente com inseticidas químicos

 

 

O Bioinseticida - Bt é um produto biológico, que tem como ingrediente ativo (i.a.), a bactéria Bacillus thuringiensis, conhecida como Bt. Esta bactéria quando devidamente aplicada, apresenta alta eficácia no controle da lagarta-do-cartucho do milho, sem riscos de desequilíbrio ao ambiente e intoxicações aos animais e ao ser humano. O Bt pode controlar essa praga, eficientemente, sem o uso de agrotóxicos.

 

alt

Produtores e técnicos da Ematerce em Abaiara com uso do Bt

 

Modo de ação: Por ingestão, ou seja, a “lagarta nova” precisa ingerir o produto. Não é por contato. “O princípio ativo deste bioinseticida - Bt são os cristais que a bactéria forma e que, no aparelho digestivo da lagarta, transforma-se em substância tóxica para a lagarta. O inseto para de se alimentar, no máximo, em 5 minutos. Num segundo momento, o cristal ataca e destrói a parede do tubo digestivo, permitindo o extravasamento do líquido digestivo, para dentro do corpo do inseto, levando consigo bactérias, provocando uma infecção generalizada matando a lagarta. A Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA - em parceria com Embrapa Milho e Sorgo, estabelecida por intermédio da Consultoria do pesquisador Phd Fernando Hercos Valicente, construiu uma biofábrica de produção de Bt.

 

alt       alt       

 Agricultor no Crato e os resultados do trabalho com o Bt                                           Detalhe da larva morta

 

Vale ressaltar que a Ematerce, com extensionistas capacitados, na utilização do Bt, para o controle da lagarta do Cartucho, recebeu esse insumo e realizou a capacitação dos agricultores(as) familiares e, em sequência, fez a sua distribuição. Durante o anode 2017, a SDA distribuiu, por intermédio da Ematerce, para os (as) agricultores(as) familiares, beneficiados pelo  Projeto Hora de Plantar, um total de 5.510 doses desse bioinseticida. 

 

 alt

 

Destaque-se que os resultados, alcançados, neste ano, foram considerados, por extensionistas e produtores de milho, altamente promissores e positivos, deixando todos animados e convencidos com a eficiência do Bt no combate à lagarta do cartucho. Registre-se que o mais importante de tudo é que não apresenta riscos aos aplicadores, consumidores e com proteção ao meio ambiente.

 

 

Assessoria de Comunicação

Jornalista Antonio José de Oliveira - Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Jornalista Aécio Santiago - Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Jornalista Edilmo Gurgel - Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Fone: (85) 3217.7872

 

 


Última atualização ( Seg, 30 de Outubro de 2017 09:16 )
 

Serviços

Agenda - Novembro 2017

Do Se Te Qu Qu Se Sa
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará - Av. Bezerra de Menezes, 1900. - São Gerardo - Fortaleza/CE

Ver no mapa Fone: (85) 3101.2416 - Fax: (85) 3101.2429

Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados © 2010