Contatos

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Redes Sociais

BLOG Twitter
Home Noticias Lista de notícias Ematerce discute projeto de perfuração de poços
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
 
Ematerce discute projeto de perfuração de poços
Ter, 14 de Novembro de 2017 00:00

Para discutir o Lançamento do Projeto Poços de Produção com financiamento do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira (13), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, representantes de entidades públicas e privadas para buscar alternativas para superar a grave crise hídrica que atravessa o Ceará.

 

alt

Presidente da Ematerce Antonio Amorim com representantes de entidades

 

Entre os convidados pela Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Carlos Matos (PSDB), marcaram presença o presidente da Ematerce Antônio Amorim e o engenheiro Nizomar Falcão e representantes da Superintendência de Obras Hidráulicas – Sohidra - do Instituto Federal de Educação do Ceará – IFCE, do BNB e da Associação das Empresas de Perfuração de Poços e seus associados.

 

 

Estas instituições concluíram que o momento é de unir forças criativas para encontrar alternativas que possam beneficiar os agricultores rurais e seus rebanhos. Cada uma dessas instituições assumiram atribuições específicas, ficando a cargo da Ematerce a responsabilidade de orientar os produtores interessados na obtenção da Outorga de Perfuração do Poço, por meio da autodeclaração junto a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), e elaboração dos projetos técnicos que serão contratados pelo Banco, expressivamente, aqueles com valores acima de R$15 mil.

 

 

Um dos impasses bastante discutido foi a questão da garantia da qualidade e da quantidade de água produzida por essas obras hidráulicas. Depois de muitos questionamentos, ficou pré-acordado que as empresas na composição dos custos dos empreendimentos, embutirão uma taxa de risco, de modo que o agricultor não terá de arcar com o custo dos poços que forem inviáveis; ou seja, quando a quantidade de água do poço for inferior a 500 l/h.

 

 

alt

Reunião preparatória aconteceu no gabinete do deputado Carlos Matos

 

O presidente da Ematerce, Antônio Amorim, se comprometeu que a instituição concentrará todas as suas atenções no atendimento da demanda dos poços dos agricultores, que se dispuserem a contratar empréstimo para garantir uma fonte água permanente para suas propriedades, seja para a produção, seja para o abastecimento.

 

Projeto

 

A meta do Projeto Poços de Produção é de instalação de seis mil poços tipo Amazonas, Tubular Raso ou Tubular Profundo e o lançamento oficial acontece na próxima sexta-feira (17), às 10h, no Complexo de Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa.

 

 

Assessoria de Comunicação Ematerce

 

Aécio Santiago - Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

Antonio José de Oliveira - Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

Edilmo Gurgel - Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

(85) 3217.7872

 

Última atualização ( Ter, 14 de Novembro de 2017 11:12 )
 

Serviços

Agenda - Novembro 2017

Do Se Te Qu Qu Se Sa
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará - Av. Bezerra de Menezes, 1900. - São Gerardo - Fortaleza/CE

Ver no mapa Fone: (85) 3101.2416 - Fax: (85) 3101.2429

Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados © 2010