Contatos

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Redes Sociais

BLOG Twitter
Home Noticias Lista de notícias Ematerce participa de discussão sobre a cultura do algodão
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
 
Ematerce participa de discussão sobre a cultura do algodão
Qui, 30 de Novembro de 2017 00:00

 

alt

Encontro do Agro Pacto discutindo a modernização da cultura do algodão no Ceará

 

A Ematerce, através do presidente Antônio Amorim e o assessor da cultura do algodão, Engenheiro Agrônomo, Valdir José Silva, participou, no dia 28 de novembro, da 811ª edição do encontro quinzenal do Agro Pacto, realizado no auditório da Federação da Indústria do Estado do Ceará – Fiec, cujos temas foram: “Evolução da Cadeia do Algodão no Brasil e Perspectivas para o Semiárido”, proferida pelo presidente da Associação Brasileira de Produtores de Algodão- Abrapa, Arlindo de Azevedo Moura e, sobre o Programa de Modernização da Cultura do Algodão no Ceará, falou o técnico da Federação da Agricultura do Estado do Ceará – Faec, Eduardo Queiroz.

 

Na oportunidade, o presidente da Abrapa falou sobre a decadência da cultura do algodão no Brasil e principalmente no nordeste brasileiro, seu maior produtor , até as décadas de 80 e 90, pela dizimação dos plantios causadas, principalmente , pela infestação da praga do bicudo e o desconhecimento do combate a essa praga. A situação, hoje, é de plena recuperação da cultura, voltando o Brasil de importador a exportador de algodão para vários países e detentor da maior produtividade mundial da cultura (1.790 quilos por hectare) .

 

alt

Técnicos de diversos orgãos discutindo sobre o Programa de Modernização do Algodão

 

No estado do Ceará, o Governo do Estado, através de seus órgãos ligados ao setor primário como: Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA, Ematerce, Agropolos, Secretaria da Agricultura Pesca e Aquicultura -Seapa, com o irrestrito apoio do Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- Embrapa, através do Centro Nacional de Pesquisa do Algodão, em Campina Grande, Paraíba e do Centro Nacional de Pesquisa de Frutas Tropicais, em Fortaleza, da Faec, produtores de algodão que compõem o Comitê do Algodão, elaboraram um amplo documento visando a recuperação da cotonicultura no Ceará.

 

O documento, chamado “Programa de Modernização da Cultura do Algodão no Ceará” , foi entregue ao governador Camilo Santana, no dia 28 de novembro, pelos representantes das Secretarias do Desenvolvimento Agrário- SDA , da Agricultura, Pesca e Aquicultura – Seapa, Faec, Abrapa, Ematerce, Embrapa e produtores de algodão. Na ocasião, o governador aprovou o documento e solicitou um detalhamento sobre os valores do mesmo e, principalmente, a contrapartida financeira do estado.

 

O Programa de Modernização da Cultura do Algodão no Ceará prevê a instalação de unidades demonstrativas em vários municípios que têm potencial para o plantio da cultura, pesquisas sobre novas cultivares resistentes às pragas e doenças, principalmente no combate ao bicudo, pela Embrapa e também assistência técnica continua, pela Ematerce e o envolvimento efetivo dos outros órgãos.

 

 

Assessoria de Comunicação da Ematerce

 

Jornalista Edilmo Gurgel – Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

Jornalista Aécio Santiago - Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

Jornalista Antônio José – Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

Telefone- (85) 3217 7872

Última atualização ( Sex, 01 de Dezembro de 2017 11:35 )
 

Serviços

Agenda - Dezembro 2017

Do Se Te Qu Qu Se Sa
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará - Av. Bezerra de Menezes, 1900. - São Gerardo - Fortaleza/CE

Ver no mapa Fone: (85) 3101.2416 - Fax: (85) 3101.2429

Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados © 2010