Contatos

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Redes Sociais

BLOG Twitter
Home Noticias Lista de notícias Ematerce executa projetos de irrigação em pequenas propriedades rurais
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
 
Ematerce executa projetos de irrigação em pequenas propriedades rurais
Qui, 30 de Novembro de 2017 00:00

O Programa de Irrigação na Minha Propriedade -PIMP, sob a responsabilidade técnica da Ematerce, começa a entrar em uma nova fase que é a de prestação de Assistência Técnica e Extensão Rural -ATER . Um dos aspectos mais importante é o Manejo da Irrigação, porque a água é o fator limitante para a produção agrícola. Entre os objetivos do manejo estão a maximização da produtividade, a eficiência do uso da água, a minimização dos custos de produção, a garantia das condições adequadas de umidade para favorecer o desenvolvimento da cultura irrigada, reduzir problemas de fitossanidade e manter ou melhorar as características físicas, químicas e biológicas do solo.

 

alt

Sistemas de irrigação implantados e em plena produção, em pequena propriedade rural 

 

Duas decisões do produtor são essenciais: 1. Momento de ligar o sistema de irrigação, 2. Momento de desligar o sistema de irrigação, que depende do sistema de irrigação utilizado, da uniformidade de distribuição da água, da eficiência de aplicação da água e da cultura a ser irrigada e do solo da propriedade.

 

Para discutir essas questões, estamos convidando a todos para assistirem uma palestra, no dia 04.12.17, no auditório da Ematerce, às 14:00 horas, sobre o tema, proferida por profissionais da Universidade Federal do Ceará, do Departamento de Engenharia Agrícola, que estão trabalhando em teses de doutorado nesta área.

 

PROJETO PIMP

 

O Projeto de Irrigação na Minha Propriedade (PIMP), executado pela Ematerce, a partir de 2017, está se constituindo em uma grande alternativa para convivência com o semiárido. O projeto se configura como uma mudança de paradigma para os conceitos de praticar agricultura irrigada, em regiões secas. Antes, construía-se um grande reservatório e, nas áreas adjacentes, implantava-se um perímetro irrigado. Com as recentes períodos de sucessivas secas todas essas áreas colapsaram. Surgiu então a alternativa desconcentradora de aproveitamento de água subterrânea, por meio da perfuração de poços e implantação de áreas de até 1 hectare irrigado, garantindo, assim, a segurança alimentar das famílias dos agricultores e dos seus rebanhos, praticamente repondo a produção dessas áreas que se tornaram improdutivas, pela falta d’água.

 

alt

O programa contribui para a melhoria alimentar do rebanho bovino através da produção

de forragens irrigadas.

 

Apesar de todas as dificuldades de água no sertão, após 5 anos consecutivos de chuvas abaixo da média histórica, o projeto avança. Já foram instalados, em nível de propriedade, quase 100 equipamentos, elaborados 359 projetos técnicos e concedidas aos agricultores 540 outorgas de uso de recursos hídricos, pela Secretaria dos Recursos Hídricos.

 

Isto demonstra a capacidade da pequena produção, de forma espacializada, quando os pequenos agricultores têm acesso às ferramentas de produção adaptadas e adequadas , desde que seja ofertada, no momento oportuno, a Assistência Técnica e Extensão Rural, condição indispensável para o avanço dessa política pública.

 

Assessoria de Comunicação da Ematerce

Jornalista Edilmo Gurgel – Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Jornalista Aécio Santiago- Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .b'; document.write( '' ); document.write( addy_text16406 ); document.write( '<\/a>' ); //-->\n Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. r

Jornalista Antônio José – Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Telefone- (85) 3217 7872

 

Serviços

Agenda - Dezembro 2017

Do Se Te Qu Qu Se Sa
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará - Av. Bezerra de Menezes, 1900. - São Gerardo - Fortaleza/CE

Ver no mapa Fone: (85) 3101.2416 - Fax: (85) 3101.2429

Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados © 2010