Home Noticias Lista de notícias Cedro: Ematerce, Senar e Sindicato Rural ministram curso sobre operação de tratores

Sex, 01 de Dezembro de 2017 00:00

A Ematerce, por intermédio do Posto Avançado de Cedro-CE, em parceira com o Sindicato Rural de Cedro-CE e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar, ministrou um curso, intitulado Trabalhador na Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, no período de 16/11/2017 a 24/11/2017, num total de 64 horas, com aulas teóricas e práticas no Assentamento dos Sítios Baixa da Areia e Baixio do Braz, precisamente, na residência do assentado José Lima de Matos, conhecido por (Zé Dobrado).

Participaram do curso 11 produtores rurais e uma jovem rural das localidades do Baixio do Bento, Nação, Baixio dos Patos, Curral de Várzea, Peixoto e Baixa da Areia. Vale destacar, em especial, a participação da jovem rural Ana Carla Gonçalves Silveira, de 20 anos, filha do tratorista da Associação Caminhando para o Futuro do Sítio Catolé, Ailton Silva dos Santos (Neguinho). Em depoimento, Ana Carla afirmou que, há mais de dois anos, conhece a operacionalização, no trator da Associação, ajudando o seu pai, nas operações de aração, gradagem e debulhador de milho, graças aos ensinamentos básicos e empíricos do seu genitor.

Segundo o técnico agrícola efetivo da Ematerce, Raimundo Geraldo Machado, responsável pela solicitação, mobilização, seleção dos participantes e apoio, o curso foi ministrado pelo instrutor do Senar, o Tecnólogo em Recursos Hídricos e Pós-Graduado em Educação Ambiental, Roberson Onofre Leonel, residente no município de Crato-CE. Para o técnico da Ematerce, os participantes ficaram habilitados, para o exercício da profissão de tratorista, que, de posse da Carteira de Habilitação(Série-D), completam os documentos obrigatórios e exigidos pelas empresas prestadoras de serviços de tratores agrícolas no ato da contratação de profissionais especializados. Enfatizou Machado que o curso constou da seguinte programação:

1-Tratores Agrícolas.

-Manutenção de Tratores Agrícolas.

2-Arado de Discos Reversíveis.

3-Erosão do Solo.

-Práticas mecânicas de controle.

4-Prevenção da erosão e seus efeitos.

5-Práticas vegetativas de controle.

6-Plantio Direto.

-Técnicas para aplicação de herbicidas.

7-Trabalhador na operação e na manutenção de tratores agrícolas.

-Operação e manutenção de máquinas distribuidoras de adubos e calcário.

Finalizando, Raimundo Geraldo comentou a avaliação do curso, que contou com a plenária de depoimentos de todos os participantes, unânimes, nas considerações, no que diz respeito aos assuntos, abordados de forma clara, prática, participativa, com aprendizagem satisfatória, agradecimentoS às instituições, ao casal colaborador, José Lima de Matos, pelo apoio a todos e Analícia pela fabricação da alimentação de qualidade, sobretudo, a paciência e, principalmente, a competência do instrutor. Na oportunidade o técnico da Ematerce, o presidente do Sindicato Rural e o instrutor também fizeram considerações finais, sobre o evento, que atendeu às expectativas de ambos, ficando evidenciadas a satisfação de todos.

============================================================

Assessoria de Comunicação da Ematerce

Fone: 85.3217.7872

Última atualização ( Sex, 01 de Dezembro de 2017 14:49 )