Home Noticias Lista de notícias Reunião Embrapa Caprinos e Ovinos/Ematerce debatem projetos em Tauá

Reunião Embrapa Caprinos e Ovinos/Ematerce debatem projetos em Tauá
Seg, 04 de Dezembro de 2017 00:00

Técnicos da Embrapa Caprinos e Ovinos da Embrapa reuniram-se nesta sexta (1) com diretoria da Ematerce para discutir o incremento de projetos produtivos.

Reunião de técnicos da Ematerce e Embrapa discutindo projetos de ovinos e caprinos,em Tauá

Implementar novas ações e estratégias para melhor aproveitamento do potencial da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura no estado do Ceará, principalmente na Região dos Inhamuns, maior produtor cearense atualmente.

Com essa meta, técnicos da Embrapa Caprinos e Ovinos e da Ematerce do escritório Regional em Tauá, reuniram-se para discutir o atual momento produtivo do setor, suas dificuldades e potencialidades.

A apresentação da Rota do Cordeiro, projeto da Embrapa, foi realizada pelo técnico Marco Bonfim, que trouxe ao encontro os atuais projetos desenvolvidos no segmento como o Inova Social, que contempla o Manual de Orçamentação Forrageira Anual, Assessoria Nutricional, o Capragene – Programa de Melhoramento Genético, Controle Integrado de Verminoses de Caprinos e Ovinos entre outras ações e programas.

O Inova, conforme técnicos da Embrapa, desenvolveu um aplicativo para desenvolver estatísticas sobre mercado e produção de caprinos e ovinos com a finalidade de ter uma espécie de Centro de Inteligência e Mercados com informações mais precisas sobre o mercado, preços, produtores, compradores.

A reunião aconteceu na sede do escritório da Ematerce no município de Tauá e teve a participação do diretor técnico da Ematerce Itamar Lemos, gerente regional da Ematerce Francisco Renato Carvalho, o gerente geral da Embrapa Caprinos e Ovinos Marco Bonfim e os pesquisadores Selmo Alves e Jorge Sales, coordenadores do projeto Inova Social.

“Tecnologia sem apoio e estratégia, o trabalho não vai funcionar muito bem. Temos que pensar qual o modelo de negócio, que pode transformar essa realidade”, diagnosticou Marco Bonfim.  De acordo com Renato Carvalho, o objetivo agora é afinar as ações já desenvolvidos pela Embrapa em parceria com a Ematerce, que iria atuar no apoio à assistência técnica dos projetos executados por ambas as entidades.

“Queremos ampliar esse diálogo com a Ematerce. Todos queremos ver esse potencial de mercado tornar-se uma grande realidade para os produtores e consumidores”, explicou Marco. Para Renato Carvalho, é importante essa aproximação da Embrapa e Ematerce para que a estruturação de uma cooperação técnica em tornos dos projetos, visando capacitar maior número de pessoas e produtores.

Manta dos Inhamuns

Região reconhecida como o maior produtor de caprinos e ovinos com um rebanho de quase um milhão de animais, o esforço das entidades de pesquisa, assistência técnica e financiadoras de projetos produtivos é tornar esse potencial uma realidade nacional.

“Meu sonho é ter um programa de desenvolvimento para o município e região de forma coordenada. Infelizmente, hoje temos boas iniciativas e alguns projetos, mas que não tem continuidade e atuam de forma isolada”, comentou Itamar Lemos.

Potencial

Dados da Ematerce indicam que atualmente a Região dos Inhamuns possui um rebanho de cerca de um milhão cabeças de ovinos e caprinos. O trabalho agora, segundo os técnicos da Ematerce e Embrapa é de fortalecimento para que o produto chegue ao mercado de forma competitiva e profissional.

“É necessário desenvolver um trabalho de identidade do produto como já é uma realidade em outras regiões como o queijo da Serra da Canastra, em Minas Gerais. A Manta dos Inhamuns já devia ter essa identidade, marcando a qualidade de um produto já consolidado em todo o Estado”, salientou Marco Bonfim apresentado que a distribuição da carne ovinocaprino é forte, mas de forma ainda desarticulada.

Para ser ideia da força dessa cadeia produtiva os municípios de Tauá, Aiuaba, Parambu são os três maiores produtores da região e Tauá sozinha transporta de 600 a 800 cabeças por semana para Fortaleza. Serão agendadas reuniões entre os técnicos da Ematerce.

Última atualização ( Qua, 06 de Dezembro de 2017 14:07 )

Agenda - Dezembro 2017