Home Noticias Lista de notícias 6 de dezembro: Dia Nacional da Extensão Rural

6 de dezembro: Dia Nacional da Extensão Rural
Ter, 05 de Dezembro de 2017 00:00

Na quarta-feira (amanhã), 6 de dezembro de 2017, mais de 20 mil extensionistas, com orgulho, lembram esta data, consagrada ao Serviço Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural. A data representa um marco para os serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater), vez que, em 6 de dezembro de 1948, inaugurou-se o primeiro serviço de Ater com a denominação de Associação de Crédito e Assistência Rural (ACAR-MG).

Com o passar dos anos, a Extensão Rural brasileira consolidou-se como um serviço indispensável ao setor primário da economia, por contribuir para o aumento da produção, da produtividade e da renda líquida dos agricultores, sem falar das ações, voltadas para a melhoria das condições de vida do homem do campo e para a preservação do meio ambiente. Acrescente-se ser a data nacional, consagrada ao Serviço Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural do Brasil, e, consequentemente, o Dia Nacional do Extensionista Rural, após entrar em vigência o Projeto de Lei 2191/2007 do Deputado Nárcio Rodrigues (PSDB-MG).

Segundo o presidente da Ematerce, Antonio Rodrigues de Amorim (Foto), o Dia da Extensão Rural, em nosso país, é um momento ímpar, que não deve ser, apenas, de lembrança e de elogios aos que se dedicaram e ainda executam esse trabalho no meio rural. Deve ser – isso sim - uma oportunidade para reflexão a respeito do que a Extensão Rural fez e continua a fazer, de produtivo, útil e salutar, em benefício das famílias rurais.

Dirigentes e técnicos da Ematerce participam de eventos, nas propriedades rurais,

para constarem os resultados alcançados, com orientações dos extensionistas, aos

agricultores numa troca de experiências.

Declarou, ainda, que deve ser, também, uma ocasião, para se aprender e ter vontade de superar desafios, no dia a dia, buscando meios, mais adequados, de os produtores rurais e famílias, numa troca de saberes, produzirem mais, com qualidade, sustentabilidade e sem degradar o meio ambiente. “Essa, sim, deve ser a principal preocupação dos extensionistas, no transcurso do seu dia, respaldados pelo apoio dos Governos Federal, Estadual, Municipal, órgãos parceiros, os próprios agricultores, quando se comemora o Dia Nacional da Extensão Rural”, concluiu Amorim.

A Ematerce, com apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) vem

instalando Mandalas, em diversas propriedades rurais assistidas, com vistas a melhorar

as codições de vida dos agricultores e de seus familiares, mediante o plantio de diversas

culturas, numa única área, além da criação de pequenos animais e aves.

EXTENSÃO RURAL NO BRASIL

A Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), entidade que congrega as 27 Emateres do país, celebra, desde 2005, nesse período do ano, com suas associadas, o trabalho desenvolvido pelos Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural desempenhado, atualmente, por um quadro técnico com, aproximadamente, 25 mil profissionais em mais de 4.500 escritórios regionais, locais e postos avançados.

Com assistência técnica da Ematerce, no campo, as culturas crescem e dão resultados satisfatórios,

como as da foto acima.

Vale ressaltar que, como educadores não formais, os extensionistas utilizam técnicas e metodologias, mediante o diálogo, que auxiliam o produtor rural a ter uma produção sustentável, sob os aspectos ambientais, econômicos e sociais, sempre agregando o conhecimento acadêmico do técnico e as experiências de anos de trabalho do agricultor. Destaque-se que a Extensão rural visa à qualidade da produção, à geração de emprego e renda e, consequentemente, à melhoraria da qualidade de vida no campo.

NO ESTADO DO CEARÁ

No Ceará, o Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) foi criado, em 16 de fevereiro de 1954, ou seja, há 63 anos, que recebeu, inicialmente, a denominação de Associação Nordestina de Crédito e Assistência Rural (Ancar). Naquele ano, os trabalhos de campo começaram pelos municípios de Maranguape, Redenção e Quixadá.

A satisfação da extensionista e do agricultor, quando, no campo, comprovam o resultado

de uma produção, no caso milho, bem-sucedida, devido à assisência técnica e ao

acompanhamento da cultura no dia a dia.

Decorridos alguns anos, o Governo do Estado criou, em 1976, com a aprovação da Lei 10.029, de 6 de julho daquele ano, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará - Ematerce. A Ematerce é um órgão público estadual, de direito privado, sem fins lucrativos, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará – SDA.

Mesmo, com seis anos de seca, é possível produzir hortaliças, nas propriedades assistidas

pela Ematerce, para consumo das famílias e a venda do excedente da produção, no

mercado consumidor, gerando renda para os agricultores.

Com o passar dos anos, a Extensão Rural cearense consolidou-se como um serviço indispensável ao setor primário (Agropecuário) da economia, por contribuir para o aumento da produção, da produtividade das lavouras e da pecuária, além da renda líquida dos agricultores, sem falar das ações, voltadas para a melhoria das condições de vida do homem do campo e para a preservação do meio ambiente.

=====================================================

Assessoria de Comunicação da Ematerce