Home Noticias Lista de notícias Produtoras da Serra investem em Avicultura

Produtoras da Serra investem em Avicultura
Ter, 19 de Dezembro de 2017 00:00

No último dia 5 de dezembro, o gerente regional da Ematerce da Serra da Ibiapaba Cícero Teles e a assessora de Políticas Públicas, Cynthia Renata Lima Sá, visitaram o município de Croatá juntamente com os técnicos Snyder Batista e Erika Brito com o objetivo de conhecer o trabalho de seis mulheres produtoras do Programa Brasil Sem Miséria (PBSM).

As agricultoras atuam nas comunidades de Mambira e Tucuns e apesar das dificuldades com a estiagem as mulheres já vêm produzindo o terceiro lote de criação de galinha mista, voltada para criação de galinha de corte pesando, em média, 2kg.

As produtoras receberam, através do PBSM, o valor de R$ 2.400,00 reais para construção dos aviários e a aquisição de 50 aves. Atualmente, segundo Cynthia Sá, as produtoras já estão no terceiro plantel de criação dos animais e com uma variação entre 30 a 40 animais por criadora.

Heroínas de Croatá da Serra

Algumas dificuldades foram relatadas no decorrer da visita, principalmente a comercialização dos animais. Como o município não possui o SIM (Selo de Inspeção Municipal), os produtos não podem ser comercializados pelas políticas públicas do PAA (Plano de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Plano Nacional de Alimentação Escolar).

Através do PBSM, produtoras vem conseguindo aumentar a criação de aves

Outra dificuldade relatada foi o gasto com alimentação, pois os animais só comem ração e xerém. Desta forma, foi sugerida uma oficina com o assessor veterinário Erisberto Aquino, sobre milho hidropônico, com a finalidade de melhorar a alimentação por um custo menor.

Vocação

Croatá, a 337 quilômetros de Fortaleza, é uma das cidades mais pobre da Serra da Ibiapaba, e com isso, o PBSM (Plano Brasil Sem Miséria) tem sido fundamental para o aumento de renda das famílias, principalmente os projetos de Ovinocaprinocultura e Avicultura, que hoje englobam 28 famílias em todo município.

Última atualização ( Ter, 19 de Dezembro de 2017 10:53 )

Agenda - Janeiro 2018