Home Noticias Lista de notícias Ematerce assina instrumento de parceria para Projeto Dom Hélder Câmara

Ematerce assina instrumento de parceria para Projeto Dom Hélder Câmara
Sex, 22 de Dezembro de 2017 00:00

Solenidade que firmou parceria entre Anater e Ematerce aconteceu na tarde desta quinta-feira, 21, no auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Evento contou com a presença de várias autoridades, técnicos da Ematerce do escritório central e regionais, prefeitos e lideranças de organizações

Trabalhar para redução e a erradicação da pobreza rural e das desigualdades do Semiárido, mitigando os efeitos causados pelas condições climáticas adversas, por meio da integração de de políticas públicas federais, estaduais e municipais. Com este objetivo, foi assinado na Assembleia Legislativa o Instrumento Específico de Parceria entre Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará), através da II etapa do Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC).

Antônio Amorim assina Protocolo de instrumento, que vai garantir assistência técnica

a cerca de 10mil famílias de produtores

O ato de assinatura do instrumento de parceria foi bastante prestigiado por várias autoridades políticas e de instituições ligadas à infraestrutura da agricultura familiar no Estado e no País, entre elas o presidente da Ematerce Antônio Amorim, o secretário Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) Jefersson Coriteac, o presidente da Anater Valmissoney Moreira Jardim, o diretor técnico da Anater José Maria Pimenta, o secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira, o deputado federal Genecias Noronha, o superintendente do Idace Cirilo Pimenta e Rosilônio Magalhães, delegado federal da Sead.

Nesta segunda etapa, o projeto vai atender 105 municípios cearenses, beneficiando 5.344 mil produtores de baixa renda com assistência técnica e extensão rural, projetos de fomentos individuais e coletivo e fomento para alimentação animal, tendo como público-alvo agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais e assentados da reforma agrária.

Solenidade teve a presença de autoridades da Sead, Anater, SDA e Assembleia

O total de investimento previsto é de R$16 milhões pelo período de 28 meses, sendo R$13milhões pela Sead e R$6 mihões referente ao trabalho dos técnicos da Ematerce. Mas, segundo o deputado Genecias Noronhas, atendendo apelo do presidente da Ematerce Antônio Amorim, há perspectiva de aumentar este aporte financeiro para o projeto em até 30% do que atualmente é investido pela Sead.

Investimento

Do total que o governo estadual investe nos custos de assistência técnica, o governo federal está entrando para 2018 com uma contribuição de 8%. A discussão que tem entre todas as empresas de Ater associadas à Asbraer, é que o governo federal possa ter uma contribuição contínua de pelo menos 35% para fortalecer os estados nos custos deste serviço tão importante para agricultura familiar", reforçou Amorim lembrando, ainda, que cada vez mais a produção agrícola familiar vem ocupando espaço no mercado, principalmente nas exportações através de cooperativas, alcançando a participação com vários produtos, das frutas até carne suína, atendendo a mercados como Estados Unidos e Alemanha.

O coro foi acompanhado pelo secretário Dedé Teixeira, que destacou o pioneirismo do Ceará em vários programas de assistência técnica rural como o Hora de Plantar de distribuição de sementes, Crédito Fundiário entre outros.

Evento foi muito prestigiado por técnicos, familiares e representantes de instituições

Para o secretário da Sead, Jefersson Coriteac, o Ceará se credencia cada vez mais para investimento em projetos de assistência técnica. “O trabalho feito aqui é referência para todo o País. Nosso desejo é ampliar esse investimento para garantir o desenvolvimento dessas famílias, que atuam neste importante setor da economia”, disse Jefferson.

O Projeto Dom Hélder Câmara é proveniente de acordo de empréstimo firmado entre o governo brasileiro e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – Fida – tendo como órgão executor a Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead).

Homenagem

Com o auditório lotado de extensionistas, técnicos, diretores de Ematerce e entidades ligadas a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, foi realizada mais uma homenagem ao gerente local da Ematerce José Eliaci Pinheiro Peixoto, que recebeu a Comenda Destaque Extensionista 201, na Câmara dos Deputados.

O extensionista rural foi escolhido em reconhecimento pelo seu trabalho e sua equipe, junto aos pequenos produtores rurais da região do baixo Jaguaribe, na implantação e disseminação de sistemas descentralizados de irrigação visando a produção de frutas, grãos e capineiras, dentre outras culturas agrícolas.

José Eliaci foi homegeado por colegas da Ematerce com Comenda de Destaque Extensionista

No período de cinco anos, o gestor do escritório de Tabuleiro do Norte e sua equipe, implantaram 180 equipamentos de irrigação, beneficiando mais de 250 hectares de culturas agrícolas. A água utilizada para a irrigação é proveniente de poços profundos que são perfurados no aquífero Arenito Açu.

Assessoria de Comunicação da Ematerce

Telefone- (85) 3217 7872

Última atualização ( Sex, 22 de Dezembro de 2017 20:51 )

Agenda - Janeiro 2018