Home Noticias Lista de notícias Anater inicia ações do Projeto D. Helder Camâra no Ceará

Anater inicia ações do Projeto D. Helder Camâra no Ceará
Ter, 26 de Dezembro de 2017 00:00

Solenidade de assinatura do Instrumento Específico de Parceria do Projeto D.Helder Camâra

por Antônio Amorim,Presidente da Ematerce,Valmissoney Moreira,Presidente da Anater,Jefes-

son Corileac,Secretário Especial da SEAD,Aderlânia Noronha,Depútada Estadual e Dedé Texeira,

Secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará.

ANATER INICIA AÇÕES DO PROJETO D. HELDER CÂMARA NO CEARÁ

As ações serão realizadas até 2.020, com investimento em torno de R$ 20 milhões, beneficiando 5.344 agricultores familiares em 102 municípios

A partir de 2018, agricultores familiares do Ceará passarão a contar com um importante apoio para qualificação da sua produção. Nesta quinta-feira (21/12), a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) firmou parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), e o Estado cearense passará a integrar o projeto D. Helder Câmara. O instrumento de parceria foi assinado em ato solene no auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa do Ceará.

No Ceará, as ações do eixo Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do projeto serão realizadas até 2.020, com investimento de R$ 19.581.038,00, beneficiando 5.344 famílias de agricultores que vivem em 102 municípios cearenses.

O presidente da Anater, Valmisoney Moreira Jardim, destaca que os projetos vão qualificar ainda mais o serviço de Ater no Ceará. “A Extensão Rural do Ceará é uma referência para o País e é grande a expectativa em relação à proposta da Anater”, explica.

De acordo com o presidente, a Anater tem uma nova proposta de assistência ao agricultor familiar, integrada às políticas públicas voltadas para o setor, com diagnóstico, monitoramento e avaliação de resultados. “Chamamos essa proposta de Nova Ater, que possui um viés no desenvolvimento comunitário sustentável, visando gerar conhecimento dentro da própria comunidade. Essa nova forma de assistência vai possibilitar que a Anater leve para o campo uma nova estrutura, elevando a abrangência e a qualidade da assistência a ser ofertada aos agricultores e suas organizações econômicas”, ressalta o presidente.

As ações previstas no plano de trabalho do projeto visam assegurar oportunidades de integração econômica e social para agricultores familiares, indígenas, quilombolas, beneficiários do Crédito Fundiário e assentados da Reforma Agrária.

Por meio da Ater, os agricultores familiares receberão apoio para capacitação tecnológica e gerencial em bases sustentáveis, incentivo e fomento para a instalação de unidades produtivas, contribuindo assim para o resgate da cidadania e melhoria das condições de vida dos beneficiários.

Projeto D. Helder Câmara

O D. Helder Câmara é um programa de ações referenciais de combate à pobreza e apoio ao desenvolvimento rural sustentável no Semiárido, embasado no conceito de convivência e articulado às dimensões sócio-políticas, ambientais, culturais, econômicas e tecnológicas por processos participativos de planejamento, gestão e controle social.

Realizado pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), o projeto contempla vários eixos, realizados pela própria Sead e seus parceiros.

O eixo Assistência Técnica e Extensão Rural é coordenado pela Anater, beneficiando 35 mil famílias de agricultores de 572 municípios dos estados do Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe (Nordeste), Minas Gerais e Espírito Santo (Sudeste). Para esse eixo o investimento de R$ 170 milhões, até abril de 2.020.

O objetivo é contribuir para a redução da pobreza rural e das desigualdades no Semiárido, mitigando os efeitos causados pelas condições climáticas adversas, por meio da integração de políticas públicas federais, estaduais e municipais.

Fonte:

Jerúsia Arruda -  Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater)

Assessoria de Comunicação

Facebook: www.facebook.com/anater.org

Twitter: https://twitter.com/Anaterorg

Instagram: www.instagram.com/anaterorg

Assessoria de Comunicação da Ematerce

Telefone- (85) 3217 7872

Última atualização ( Ter, 26 de Dezembro de 2017 09:50 )

Agenda - Janeiro 2018