Contatos

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Redes Sociais

BLOG Twitter
Home Noticias Lista de notícias Camilo Santana assina termo do Garantia Safra e lança Hora de Plantar
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
 
Camilo Santana assina termo do Garantia Safra e lança Hora de Plantar
Sex, 19 de Janeiro de 2018 00:00

O município de Morada Nova, no Vale do Jaguaribe, foi o palco de mais uma edição do Programa de distribuição de sementes Hora de Plantar, do Governo do Ceará. Cerca de 3mil pessoas prestigiaram o evento na Praça da Matriz, que contou com a participação de agricultores, prefeitos de vários municípios e autoridades

 

 

É um pouco difícil escutar a voz do “poeta Mesquita” como gosta de ser chamado o agricultor João Batista Mesquita, 78 anos, natural de Aracoiaba, mas residente em Morada Nova há mais de 30 anos. Produtor de feijão, milho e mandioca, ele espera com ansiedade a solenidade para o anúncio dos beneficiários do Hora de Plantar. “Fui na Ematerce, mas eles disseram que ainda estavam chegando as sementes”, explicou o produtor que também é inscrito para receber o seguro Garantia Safra, que garante o pagamento de um auxílio divididos em cinco parcelas para o agricultor que, comprovadamente, teve perca da safra de 50% ou mais. Na cerimônia também foram assinados os 180 termos de adesão do Garantia-Safra 2017-2018.

 

alt

Solenidade do Hora de Plantar foi prestiaga por milhares de pessoas nesta quinta-feira (18)

 

 

A grande festa que já se tornou o lançamento do Hora de Plantar já se transformou numa tradição entre produtores e a população do município que recebe a solenidade, que cada vez mais conta com a presença de deputados federais, estaduais, secretários municipais e de estado, prefeitos, lideranças comunitárias e de movimentos sociais como os Atingidos por Barragens, Fetraece e o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

 

 

Somente em Morada Nova, serão beneficiados com o programa de distribuição de sementes do Hora de Plantar 1.145 produtores. No total, o programa investirá em 2018 quase R$ 18 milhões, numa ação conta com investimento do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop),que beneficia 150.639 mil agricultores familiares em 182 municípios cearenses, ficando de fora apenas Fortaleza e Eusébio, que não dispõem de zona rural. As sementes já se encontram nos 11 armazéns regionais, para serem distribuídas aos escritórios locais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará (Ematerce).

 

O governador Camilo Santana também falou com emoção sobre a solenidade para lançar um política pública criada pelo seu pai, Eudoro Santana, quando exerceu o cargo de secretário de Agricultura e Reforma Agrária na década de 80. “Nós somos o estado que mais investe em ações para o agricultor familiar. Além do Hora de Plantar, que dobramos a quantidade de beneficiários, o Garantia Safra é o que mais atende produtores no Brasil, neste ano disponibilizando 350 mil vagas para atender aos trabalhadores que tiveram perca da safra.

 

alt

Agricultores recebendo sementes da mão do governador Camilo Santana

 

O governador ainda lembrou que sua gestão continua investindo forte em ações para o convívio com a estiagem, que já perdura por seis anos consecutivos e elencou investimentos como mais de 5mil poços perfurados e a aquisição de máquinas perfuratrizes, que antes de sua gestão eram 12 e agora já são 19, além da entrega de mais de 16 mil títulos da terra, o que garante uma das maiores ações de regularização fundiária do País. “Este ano estamos muito satisfeitos com o alcance de projetos importantes como o que lançamos hoje. Além das sementes, estamos entregando mudas de caju, acerola, mudas de forrageira para a reserva alimentar animal e mudas nativas para o reflorestamento de matas”, destacou Camilo, que também falou que em breve anunciará o concurso da Ematerce para preenchimento de pelo menos 200 vagas.

 

 

Para o presidente da Ematerce Antônio Amorim, a realização do concurso faz parte de um importante de reestruturação da empresa, que há quase quatro décadas vem garantindo um suporte técnico aos produtores rurais, permitindo uma sustentabilidade produtiva, principalmente em momentos de crise hídrica como a vivida nos últimos seis anos.

 

 

Recorde

 

Em sua 31a edição, o projeto de distribuição de sementes e mudas quebra mais um recorde em relação ao ano de 2017, entregando este ano nas mãos dos agricultores 3.030 toneladas de sementes, 6,5 milhões de raquetes de palma forrageira, 400 mil mudas de cajueiro anão precoce, 170 mil mudas de essências florestais nativas, exóticas e nativas e 5 mil m3 de maniva de mandioca.

 

alt

 Secretário Dedé Teixeira, Itamar Lemos e Antônio Amorim (Ematerce) com o governador Camilo Santana

 

 

As sementes disponibilizadas obedecem um criterioso controle de lotes, observando germinação, pureza e infestação. “É uma expectativa grande porque os produtores vão receber uma semente de qualidade superior antes mesmo do período chuvoso (por volta da metade do mês de fevereiro em Morada Nova) e um por um preço subsidiado, que é muito inferior ao que é praticado pelo mercado”, descreve o gerente regional da Ematerce, Benício Diógenes. Na próxima segunda-feira (22) o governador Camilo Santana anunciará a previsão de chuva da quadra invernosa junto com a Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos). O evento acontece no Palácio do Abolição.

 

 

Hora de Plantar

 

O “Hora de Plantar” é coordenado pela SDA, através da Coordenadoria de Desenvolvimento e Agricultura Familiar (Codaf) e tem vários parceiros envolvidos, destacando-se a Ematerce, o Instituto Agropolos do Ceará, secretarias de agricultura municipais, Fetraece e seus sindicatos. O Hora de Plantar já foi chamado de "Arrancada da Produção" e "Distribuição de Sementes" e permanece com o foco no agricultor familiar, como forma de garantir a produção que forma atualmente uma das maiores cadeias produtivas da economia cearense e do País.

 

alt

 O Programa Hora de Plantar é um dos mais importantes na área de segurança alimentar

 

 

Garantia-Safra

 



Na mesma cerimônia em que, simbolicamente, os agricultores familiares de todo Ceará recebem as sementes, mudas, raquetes e manivas do Hora de Plantar, foram assinados os 180 termos de adesão do Garantia-Safra com prefeitos de todo Estado. Nesta edição, o Ceará ofertou 350 mil vagas para agricultores familiares, estando 227.051 agricultores inscritos no programa do governo federal. O seguro dispõe de R$ 850 para cada agricultor selecionado que tiver comprovada perda de safra igual ou superior a 50%.

 

alt

Em 2018, o Hora de Plantar também distribuiu mudas de árvores frutíferas como acerola e cajueiro



Sobre o valor investido pelo Governo do Ceará no programa e o número de beneficiados em 2018, o coordenador de Crédito Fundiário e Políticas Afins da SDA, Arimatea Gonçalves, observa que o balanço definitivo só deve estar disponível a partir da quarta semana do mês corrente. “Até o dia 19, a Sead (a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, da Casa Civil da Presidência da República) ainda emite os boletos a serem pagos pelos agricultores selecionados. O que podemos antecipar é que já estão 227.060 agricultores já foram eleitos e outros 10 municípios aguardam a emissão da guia de pagamento”, justifica.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Ematerce

Aécio Santiago - Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Edilmo Gurgel - Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Antonio Jose de Oliveira - Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

85 - 3217.7872

 

 


Última atualização ( Seg, 05 de Fevereiro de 2018 09:28 )
 

Serviços

Agenda - Fevereiro 2018

Do Se Te Qu Qu Se Sa
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 1 2 3

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará - Av. Bezerra de Menezes, 1900. - São Gerardo - Fortaleza/CE

Ver no mapa Fone: (85) 3101.2416 - Fax: (85) 3101.2429

Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados © 2010