Home Noticias Lista de notícias Ematerce participa de entregas da SDA e Idace em Paramoti

Ematerce participa de entregas da SDA e Idace em Paramoti
Qui, 25 de Janeiro de 2018 00:00

Em solenidade comemorativa dos 60 anos do município de Paramoti (Sertão de Canindé), a 120 quilômetros de Fortaleza, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Idace e Ematerce fizeram a entrega de diversos programas coordenados pelas duas entidades, beneficiando dezenas de produtores rurais

Antônio Amortim assina termo de adesão do Garantia Safra junto com Dedé Teixeira

Com a participação de várias autoridades municipais, representantes da Fetraece e de várias secretarias de estado, dezenas de produtores rurais do município de Paramoti foram beneficiados com o programa de distribuição de sementes do Hora de Plantar, no total de 1.509 agricultores familiares atendido e 35 toneladas distribuídas entre sementes de feijão caupi, milho híbrido, milho variedade, sorgo forrageiro, palma forrageira e mudas de cajueiro.

O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (25), na Antiga Escola Estadual Tomé Gomes e contou com a participação do secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira, do presidente da Ematerce Antônio Amorim, do prefeito de Paramoti Eduardo Feijó, representante da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Graça Pedrosa, superintendente adjunta do Idace (Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), dos coordenadores da Codaf (Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar) da SDA Neyara Lage e Coordenadoria de Apoio às Cadeias Produtivas da Pecuária Márcio Peixoto, além de secretários municipais e vereadores.

Mais de 1.500 agricultores irão receber as sementes do Hora de Plantar em Paramoti

Na solenidade, também foram entregues 27 títulos de propriedade rural a dezenas de produtores de várias comunidades de Paramoti, além de três sistemas de abastecimento d´água do Programa Água para Todos para as comunidades de Cacimbas, Jurema/Passagem e Papel.

Na ocasião, também foi assinado o termo de adesão do Garantia Safra, onde 920 agricultores do município já fizeram a inscrição e aguardam os relatórios sobre o percentual de perda de safra em 2017. “Poucas pessoas sabem da importância do programa de distribuição de sementes do Hora de Plantar, que garante ao agricultor o aproveitamento de sementes de alta qualidade e após a colheita o produtor faz o reembolso ao programa, que é financiado pelo Fedaf (Fundo Estadual de Combate à Pobreza), garantindo o reinvestimento no programa, que saltou de R$6 milhões para R$18milhões”, explicou Antônio Amorim.

Convidados celebram aniversário do município e entrega de programas

Para o secretário Dedé Teixeira, a parceria entre as secretarias e os municípios é fundamental para o sucesso dos programas e políticas públicas de governo. “Estamos conversando com os técnicos locais, a Ematerce e coordenadores para ver a viabilidade do reúso da água de projetos como Água Doce com o objetivo do aproveitamento desse recurso para projetos de irrigação em fruticultura e outros”, comentou Dedé Teixeira.

85 - 3217.7872

Última atualização ( Dom, 28 de Janeiro de 2018 20:31 )

Agenda - Maio 2018