Home Noticias Lista de notícias Madalena recebe projeto produtivo em Apicultura

Madalena recebe projeto produtivo em Apicultura
Qua, 31 de Janeiro de 2018 00:00

Solenidade contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira e do presidente da Ematerce Antônio Amorim. 852 famílias são atendidas pelo Programa Hora de Plantar no município e 566 famílias do município dos sertões de Canindé deverão ser atendidas com abastecimento d´água

Aperfeiçoar processos produtivos, ganhar mercado e desenvolver pessoas e gestões. Este parece uma visão de uma grande multinacional, mas é um modelo que vem sendo aplicado por produtores rurais com o apoio de técnicos da Ematerce. De acordo com o presidente da Ematerce Antônio Amorim é um caminho sem retorno, porque os tempos são outros, as necessidades tiveram que se adaptar e a demanda por produtos de qualidade exigiu mudanças no produtor.

Antônio Amorim e o secretário Dedé Teixeira entrega sementes do Hora de Plantar

“A discussão agora é como melhorar a produção e como escoar essa produção”, disse o vice-presidente da Associação Comunitária de Sabonete, Francisco Lenilson Rodrigues de Sousa, mais conhecido por Piá, responsável por 40 colméias e um dos fornecedores para um grande grupo industrial que atua no beneficiamento do mel.

Piá é um retrato desse novo perfil de agricultor familiar, que cada vez mais vem se incorporando a uma nova realidade. Distante cerca de 14 quilômetros da sede do município de Madalena, a comunidade reúne produtores de 23 famílias já atendidas pela primeira etapa do Projeto São José III no setor de Apicultura e que agora recebe mais recursos para o projeto.

Nesta quarta-feira (31), a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e a Ematerce participaram de evento para a Assinatura de Autorização para Liberação de Recursos para Implantação de Projeto Produtivo em Apicultura. A ação beneficia diretamente 23 famílias da comunidade Sabonete com um investimento de R$ 390 mil.

Auditório da Câmara Municipal de Madalena contou com a presença de produtores e autoridades

A solenidade aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença de autoridades, secretários municipais, técnicos da Ematerce e da prefeita de Madalena Sônia Costa. Também participaram do evento o diretor técnico da Ematerce Itamar Lemos, o coordenador da Cadeia Produtiva da Pecuária da SDA Márcio Peixoto, de Projetos Especiais Abelardo Camurça e a gerente local da Ematerce Maria Lúcia Vitoriano de Lima.

Na ocasião, foram homenageados técnicos da Ematerce com Comenda Destaque 2017 pela participação em diversos projetos e ações no município e região, além da entrega de sementes do Programa Hora de Plantar, que atende 852 agricultores familiares e investe R$ 64.692,50 na sustentabilidade dos pequenos negócios rurais.

Amorim destacou recursos recebidos pelo município de Madalena

Além da entrega dos dois projetos, o município de Madalena é atendido com a instalação de outros oito sistemas de abastecimento d´água com obras em andamento pelo Água Para Todos e Projeto São José. Estão sendo contempladas as comunidades de Cacimbinha (37 famílias), Juremal (18), Nova Vida II (60), Paraíso (15), São Nicolau (62), Pau Darcal (56), Vaca Serrada (23), Sabonete I (49) e Cacimba Nova (único pelo PSJ, 176 famílias). Afora as localidades já citadas, as comunidades de Guanabara (22 famílias) e Tigre Piçarreira (48) aguardando definição de ponto de captação d´água para instalação do sistema de abastecimento.

O investimento total da modalidade em Madalena é de R$ 2.871.750,26 e o número de famílias atendidas é de 566.

Investimento e missão

“Algumas pessoas me perguntam como acontece o trabalho da Ematerce. Somente aqui em Madalena com o Garantia Safra é movimentado cerca de R$ 1,9 milhão com o benefício para os agricultores que terão perca de safra. Hoje ainda falávamos com um apicultor sobre a importância de integrar os agricultores neste novo processo de melhoramento produtivo, que vai desde o bom uso das áreas de reserva até a aplicação de técnicas de reúso para a floração de plantas para a produção de mel”, esclareceu Antônio Amorim.

Ações da Ematerce em Madalena

- Implantação do Projeto de Irrigação na Minha Propriedade - PIMP - com financiamento de sistemas de irrgação que beneficia 31 agricultores

- Projeto Jovem Agricultor, que atua na capacitação de jovens no ingresso da Agricultura Familiar através da emissão do DAP (Declaração de Aptidão ao PRONAF) e aceso ao crédito Agroamigo em parceria com o Banco do Nordeste

- Implantação do Projeto Núcleo de Irradiação Tecnológica  - NIT