Contatos

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Redes Sociais

BLOG Twitter
Home Noticias Lista de notícias Disitribuição de sementes será concluída em fevereiro
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
 
Disitribuição de sementes será concluída em fevereiro
Seg, 05 de Fevereiro de 2018 00:00

A previsão de entrega das sementes do Projeto Hora de Plantar é até a primeira quinzena de fevereiro, segundo a Coordenação de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf) da Secretaria de Desenvolvimento Agrário. Escritórios da Ematerce fazem a distribuição e o acompanhamento da distribuição em todo o estado

 

 

alt

Parambu foi um dos municípios atendidos pelo Hora de Plantar

 

 

Região do Cariri, Sertão Centro-sul. Sertões de Canindé e dos Inhamuns são regiões que já estão em fase de conclusão para recebimento das sementes do Projeto Hora de Plantar, que em 2018 chega na sua 31ª edição. De acordo com a coordenadora do programa, Neyara Lage, a Codaf chegará até o dia 15 nos municípios do Litoral Norte e Leste, atendendo aos 182 municípios e 150.639 mil agricultores cadastrados no programa.

 

 

 

 

 alt

Técnicos da Ematerce em Quiterianópolis orientaram produtores sobre a distribuição de sementes

 

 

No total, o programa investirá em 2018 quase R$ 18 milhões, numa ação que conta com investimento do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). As sementes estão sendo distribuídas através de 11 armazéns regionais, coordenados numa parceria SDA e Ematerce.

 

De acordo com Renato Carvalho, gerente regional da Ematerce em Tauá, Sertão dos Inhamuns, as sementes já foram devidamente distribuídas nos municípios da região. “No total 281.650 quilos de sementes, os agricultores dos municípios de Tauá, Parambu, Quiterianópolis, Arneiroz e Aiuaba já foram atendidos”, explica Renato destacando que nessa região as sementes entregues foram de milho híbrido, milho variedade, feijão, mamona, sorgo e raquetes de palma forrageira.

 

O presidente da Ematerce Antônio Amorim esclarece que o projeto é um dos mais importantes como política pública de segurança alimentar e desenvolvimento agrário. “O Ceará é o único estado em todo o País com uma política desse porte para os produtores rurais. É muito importante destacar o alcance dessa ação, fortalecendo a agricultura familiar no Ceará e garantindo trabalho para milhares de famílias”, ressaltou Amorim lembrando que alguns municípios a economia local chega a movimentar cerca de R$ 1milhão com a comercialização das sementes e mudas frutíferas.

 

 

 

alt

Em Tauá, os agricultores receberam sementes de milho híbrido 

 

 

Em 2018, além de 3.030 toneladas de sementes e 6,5 milhões de palma forrageira, foram entregues 400 mil mudas de cajueiro anão precoce, 170 mil mudas de essências florestais nativas, exóticas e nativas e 5 mil m3 de maniva de mandioca, além de mudas de goiaba, acerola, cajá, cajaumbu e manga.

 

Contrapartida

 

As sementes e mudas do Projeto Hora de Plantar são subsidiadas pelo Governo do Ceará, que é responsável pela compra das sementes e mudas frutíferas e, dependendo que tipo de semente ou muda o produtor recebe, ele tem uma carência que pode chegar até quatro anos para começar a pagar os 50% da sua contrpartida no projeto. 

 

 

Para o “poeta Mesquita” como gosta de ser chamado o agricultor João Batista Mesquita, 78 anos, natural de Aracoiaba, mas residente em Morada Nova há mais de 30 anos, as sementes são aguardadas sempre com muita ansiedade. Produtor de feijão, milho e mandioca, ele já se programa para procurar a Ematerce sempre no começo do ano. “Fui na Ematerce, mas eles disseram que ainda estavam chegando as sementes”, disse o produtor.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação Ematerce

 

Aécio Santiago - Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

Edilmo Gurgel - Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

Antonio José de Oliveira - Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

85-3217.7872

Última atualização ( Seg, 05 de Fevereiro de 2018 14:39 )
 

Serviços

Agenda - Maio 2018

Do Se Te Qu Qu Se Sa
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará - Av. Bezerra de Menezes, 1900. - São Gerardo - Fortaleza/CE

Ver no mapa Fone: (85) 3101.2416 - Fax: (85) 3101.2429

Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados © 2010