Home Noticias Lista de notícias Anater e Ematerce iniciam capacitação para Projeto Dom Hélder no Ceará

Anater e Ematerce iniciam capacitação para Projeto Dom Hélder no Ceará
Seg, 19 de Março de 2018 00:00

Diretores da Ematerce e da Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural), fizeram a abertura, na manhã desta segunda-feira (19), da cerimônia para o início da capacitação dos 86 agentes de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural)

A partir de hoje (19) até a próxima sexta-feira (23), no Centro de Ensino em Treinamento e Extensão Rural (Cetrex), agentes de ATER, técnicos e gerentes da Anater e da Ematerce estarão reunidos dando o ponta pé inicial para a capacitação ao Projeto Dom Hèlder Câmara, que vai no fomento de projetos produtivos para 5.344 famílias de base em Agricultura Familiar em 80 municípios do Semiárido cearense., beneficiando 5.344 produtores. Os 86 agentes selecionados irão começar a capacitação dessas famílias a partir da próxima semana durante o período de 32 meses.

86 agentes da ATER começaram o treinamento ontem no Cetrex

O total de investimento previsto é de R$ 19,5 milhões pelo período de 30 meses, sendo R$ 13,3 milhões pela Sead e R$ 6,2 milhões referente ao trabalho dos técnicos da Ematerce. No entanto, há a perspectiva de aumentar este aporte financeiro para o projeto em até 30% do que atualmente é investido pela Sead.

Segundo Rosilônio Magalhães, delegado da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead), o grande objetivo do projeto é que os produtores familiares possam obter melhores resultados com suas atividades, seja no âmbito coletivo ou individual. Para o presidente da Ematerce Antônio Amorim, o processo que será iniciado no projeto Dom Hélder deve quebrar alguns paradigmas em relação ao que nós conhecemos e vimos trabalhando até hoje. “Os agricultores ainda têm resistência com o uso das câmaras frias, por exemplo, que vem facilitando e muito a estocagem e o transporte de alimentos, resultado num maior potencial de comercialização”, explicou Amorim.

Técnicos da Anater e da Sead participaram da abertura do treinamento com o presidente Antônio Amorim

Também participaram da cerimônia o gerente de Gestão e Formação da ATER Vilmar Matter, a coordenadora do Projeto Dom Hélder para o Nordeste Keylly Mateus Noronha, o diretor técnico administrativo da Ematerce Inácio da Costa, os gerentes regionais da Ematerce do Baixo Jaguaribe, Sobral, Cariri Oeste, Cariri Leste, Cariri Centro e Meio Norte.

Dom Hélder Câmara

Trabalhar para redução e a erradicação da pobreza rural e das desigualdades do Semiárido, mitigando os efeitos causados pelas condições climáticas adversas, por meio da integração de de políticas públicas federais, estaduais e municipais. Com este objetivo, foi assinado na Assembleia Legislativa o Instrumento Específico de Parceria entre Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará), através da II etapa do Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC).

Nesta segunda etapa, o projeto vai atender 80 municípios cearenses, beneficiando 5.344 mil produtores de baixa renda com assistência técnica e extensão rural, projetos individuais e coletivos e estruturante para alimentação animal, tendo como público-alvo agricultoras e agricultores familiares, Na próxima etapa, o projeto vai atender mais 25 municípios através de chamadas públicas para Ong´s (Organizações Não Governamentais), atendendo a mais 2.656 produtores.

85-3217.7872

Última atualização ( Qua, 28 de Março de 2018 10:51 )

Agenda - Abril 2018