Home Noticias Lista de notícias Gerente da Ematerce recebe homenagem no Crato

Gerente da Ematerce recebe homenagem no Crato
Seg, 19 de Março de 2018 00:00

Gerente da Ematerce Francisco Lóssio foi homenageado neste sábado (17) com o título de cidadão cratense. Outorga foi um reconhecimento pelos 29 anos de assistência técnica prestada na região do Cariri, onde é atualmente gerente Regional da Ematerce do Crato

Em solenidade realizada no auditório Paulo Bezerra, na Câmara dos Vereadores do município do Crato, o gerente Regional de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) Francisco Gondim Lóssio da Rocha recebeu o título honorífico de cidadão cratense, pelos relevantes serviços prestados ao município do Crato e à Região do Cariri.

Os filhos do gerente regional também fizeram homenagem ao novo cidadão do Crato

A cerimônia contou com a presença de amigos, familiares e do presidente da Ematerce, Antônio Amorim e aconteceu na noite do último sábado, dia 17 de março. O título atende ao Projeto de Resolução, de autoria de vereador Renan Almeida da Silva, aprovado por unanimidade na casa legislativa municipal.

Um dos momentos mais emocionantes foi o recebimento do Título de Cidadão Cratense por Francisco Lóssio, rodeado pelos filhos Anderson, Tiago e Virna Lóssio. “Queria muito que meus pais estivessem aqui pra viver esse momento comigo, mas no lugar onde estão devem sentir muito orgulho. É muito importante e gratificante esse reconhecimento”, disse Lóssio durante o seu discurso.

Para o presidente da Ematerce Antônio Amorim, Lóssio desenvolveu um papel estratégico para os produtores rurais da Região do Cariri, estimulando o empreendedorismo entre os agricultores, o acesso às novas tecnologias sociais, a implementação de novas culturas, saindo de uma produção tradicional de cana de açúcar para a banana, onde desempenha um status de liderança em todo o estado.

Legado

Francisco Gondim Lóssio da Rocha nasceu no município de Jardim em 6 de agosto de 1947 e ainda criança mudou-se para o Crato onde fez seus estudos primários no grupo escolar Teodorico Teles cursando o ginásio no seminário São José e o científico no colégio Diocesano. Graduou-se em Zootecnia pela Universidade Rural de Pernambuco, sendo aprovado logo em seguida para o concurso público da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste), integrando o projeto Sertanejo, que tinha o objetivo de acompanhar os projetos de desenvolvimento em nível de propriedades rurais de médio e pequeno porte.

A cerimônia foi prestigiada pelo presidente da Ematerce Antônio Amorim

É casado com Simone Bringel Couto Lóssio e pai de Anderson, Tiago e Virna Lóssio. Em 1981 assumiu a gerencia do Projeto Sertanejo no município de Jaguaribe, assumindo em seguida a coordenação do escritório da Ematerce no município de Jardim, sendo responsável por toda a área Oeste do Cariri com abrangência nos municípios de Campos Sales, Ararripe, Potengi, Assaré, Tarrafas, Antonina do Norte e Salitre, durante 16 anos.

Em 2015, assumiu a Gerência Regional da Ematerce no Crato, onde permanece até os dias atuais responsável, entre outros projetos, pelas campanhas contra a febre aftosa e o Hora de Plantar de distribuição de sementes e mudas, feiras livres da agricultura familiar, a Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato) e parcerias com Ong´s e setores governamentais para o desenvolvimento de políticas públicas para os agricultores de base familiar.

85-3217.7872

Última atualização ( Ter, 20 de Março de 2018 12:27 )

Agenda - Abril 2018