Home Noticias Lista de notícias Ematerce presente, na solenidade do Governo, no Dia de São José

Ematerce presente, na solenidade do Governo, no Dia de São José
Ter, 20 de Março de 2018 00:00

Foto: Tuno Vieira, fotógrafo da SDA.

Governador Camilo Santana, o secretário Dedé Teixeira e o presidente do Idace,

Cirilo Pimenta entrega título de posse de terra a uma agricultora familiar.

O presidente da Ematerce, Antonio Rodrigues de Amorim, acompanhado do assistente da presidência, Bartolomeu Cavalcante e de extensionistas, participou de importante e prestigiado evento, na manhã de segunda-feira, 19 de março, Dia do Padroeiro do Ceará, São José, no Parque de Exposições Governador César Cals, com a presença do governador Camilo Santana, do secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Dedé Teixeira, de deputados federais e estaduais, prefeitos de todas as regiões do Estado, dirigentes e servidores das vinculadas da SDA, membros do MST, da Fetraece e de Associações Comunitárias de vários municípios.

O presidente da Ematerce, Antonio Amorim, (camisa amarela), tendo à sua direiita,

deputado Tim Gomes, que representou a Assembleia Legislativa do Ceará, e o assistente

da presidência, Bartolomeu Cavalcante,  prestigiaram o evento.

Na oportunidade, o governador Camilo Santana falou sobre o investimento, no montante de mais de R$ 660 milhões, destinados às áreas de abastecimento d´água, projetos produtivos, além da entrega de 173 tratores, no valor de R$ 21.729.156,57 pelo Projeto de Mecanização Agrícola do Projeto São José. A solenidade assinalou, também, a segunda fase do Projeto São José, verbas da ordem de US$ 150 milhões, por volta de 490 milhões de reais.

Vale ressaltar, ainda, a liberação de recursos, de quase 35 milhões de reais, para a construção de cisternas de placa e 4.195 escolares em 48 municípios. Pelo Projeto Paulo Freire, serão construídas 4 mil cisternas de primeira água e 100 cisternas escolares, em 152 comunidades pobres, de 39 municípios, nos territórios dos Sertões e 411 cisternas.

Houve, igualmente, autorização pelo Governo do Estado para liberação de outros R$ 83.138.114,00, beneficiando 478 comunidades rurais, sem falar da disponibilização de uma parte da supracitada quantia, ou seja, R$ 30.581.196,86 milhões, para iniciar a implantação de 152 projetos produtivos do Projeto Paulo Freire. Fazendo parte da programação do evento, o governador Camilo Santana entregou títulos de terra para agricultores familiares.

Em sua fala, o secretário Dedé Teixeira agradeceu a presença do governador Camilo Santana, por seu interesse em aplicar verbas, para o desenvolvimento sustentável do setor primário da economia cearense. No final, agradeceu a presença de secretários, de deputados federais e estaduais, de prefeitos, de dirigentes das vinculadas, de representantes de associações comunitárias de agricultores familiares e de quantos foram participar de uma solenidade de, enorme importância, para o setor agropecuário do Estado no Dia de São José, padroeiro do Estado, e a quem os agricultores, devotos do santo, pedem chuvas benfazejas para as lavouras, reservas hídricas e safras para consumo humano e animal. Frise-se que todos os oradores, representando a Assembleia Legislativa, a Câmara Federal, a Fetraece e o MST, foram unânimes em parabenizaram o governador Camilo, que, em sua gestão, vem carreando expressivas verbas para a Agropecuária estadual, o que atenua as consequências danosas, para os agricultores de seis secas consecutivas.

Em seu discurso, Camilo Santana fez alusão à tradição do dia do padroeiro do Ceará, São José, que, segundo crença popular, o santo proporciona aos agricultores bons invernos e, consequentemente, safras satisfatórias, contribuindo para melhorar as condições de vida dos agricultores, mediante a venda do excedente da produção e alimentos para consumo humano e animal.

O governador enfatizou o conjunto de ações, com vistas a fortalecer a denominada Agricultura Familiar. Reportando-se à esperança de chuvas, afirmou que os prognósticos e a fé caminham juntos nos municípios do Estado. Na verdade, proferiu o governador que os agricultores acreditam que, a partir do Dia do Padroeiro do Ceará, inicia-se a quadra chuvosa para uma boa safra. “É exatamente essa a previsão da própria Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos) e desejamos que isso aconteça”, acrescentou. Dentre os órgãos estaduais citados, ele pediu uma salva de palmas para a Ematerce, haja vista o importante e necessário trabalho de assistência técnica e extensão rural aos agricultores, sobretudo os de base familiar.

========================================

Assessoria de Comunicação Social

Última atualização ( Ter, 20 de Março de 2018 11:40 )

Agenda - Abril 2018