Home Noticias Lista de notícias Ematerce realiza lançamento do Projeto Dom Hélder Câmara

Ematerce realiza lançamento do Projeto Dom Hélder Câmara
Qua, 04 de Abril de 2018 00:00

Em solenidade com a presença de várias autoridades, a Ematerce promoveu na manhã desta quarta-feira (4), no auditório da entidade, o evento de lançamento do Projeto Dom Hélder Câmara, que vai atuar na assistência técnica rural de comunidades carentes do Semiárido

Trabalhar para redução e erradicação da pobreza rural e das desigualdades do Semiárido. Esta é a principal missão do Projeto Dom Hélder Câmara, que agora na sua segunda etapa contemplará 80 municípios cearenses beneficiando 5.344 mil produtores de baixa renda com assistência técnica e extensão rural, projetos individuais e coletivos e estruturantes para alimentação animal.

O presidente Antônio Amorim destacou a importância de integrar as polítocas públicas

O projeto será executado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) em parceria com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) num total de investimentos de R$19,5 milhões pelo período de 30 meses sendo 13,3 milhões pela Sead e R$6,2 milhões referente ao trabalho dos técnicos da Ematerce.

Para o presidente da Ematerce Antônio Amorim, o projeto precisará fazer a combinação de conhecimento com as estruturas existentes para vencer algumas dificuldades e garantir a sustentabilidade dos projetos. “É preciso entender as potencialidades e aproveitar os recursos naturais como acontece com o Rio Acaraú, que é subaproveitado. Por isso, é importante a partir da assistência técnica, identificar os casos e as pessoas para fazer o acompanhamento, os ajustes e o desenvolvimento das ações”, explicou Amorim destacando, ainda, a importância de integrar as políticas púboicas.

Também participaram da solenidade os coordenadores da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), representado pela coordenadora da Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf) Neyara Lage, Rosilônio Magalhães delegado da Sead, a deputada estadual Aderlânia Noronha, representando o deputado federal Genecias Noronha (Solidariedade), o diretor técnico da Anater José Maria Pimenta, o coordenador da Coordenação Nacional das Delegacias Federais Carlos Astolfo, Rodrigo Almeida, diretor do Projeto Dom Hélder, Taís Votolini coordenadora da Política Pública da Sead e Rosângela Moura coordenadora de Política Agrária e Meio Ambiente da Fetraece (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultoras e Agricultores Familiares do Estado do Ceará). A prefeita de Caridade Amanda Lopes representou os secretários municipais de Agricultura e prefeitos.

Investimento

Para a deputada Aderlânia Noronha, investir na base da produção rural e de comunidades carentes é essencial para garantir a inclusão de famílias no processo produtivo. “Com os recursos de R$20 milhões garantidos com o trabalho do deputado federal Genecias Noronha junto a Sead, foi possível estarmos aqui hoje celebrando esse convênio e o início de um projeto tão importante”, comemorou a deputada.

Autoridades prestigiaram a solenidade de lançamento do Projeto Dom Hélder

Com a capacitação dos agentes da Anater, realizado na última semana pelos técnicos da Ematerce, as ações do Projeto Dom Hélder Câmara já começam a serem desenvolvidas junto às comunidades dos municípios contemplados.

85-3217.7872

Agenda - Abril 2018