Contatos

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Redes Sociais

BLOG Twitter
Home Noticias Lista de notícias Cooperativa atenderá mercado de Barbalha
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
 
Cooperativa atenderá mercado de Barbalha
Qui, 10 de Maio de 2018 00:00

Cooperativa Agroindustrial dos Pequenos Produtores do Sítio Malhada do Crato (Caipema) começará atender pacientes especiais de Hospitais de Barbalha com leite de cabra. O produto também será comercializado na festa daquele município. O trabalho tem a assistência da Ematerce Regional do Crato

 

Criada em 2008, a Cooperativa Agroindustrial dos Pequenos Produtores do Sítio Malhada do Crato contava inicialmente com 65 associados e hoje são efetivos 48 produtores rurais, que participam da feira em vários bairros do Crato e municípios vizinhos da Região do Cariri.

 

alt

Cooperativa funciona desde 2008 e atua em todo o Cariri

 

No sítio, funcionam a cooperativa e uma unidade de mini usina de pausterização de leite, onde são processados muitos produtos que são comercializados nas feiras como doce de leite, iogurte, ricota, manteiga, queijo coalho, biscoito de nata, soro de leite e vários outros.

 

Segundo Elcileide Mendonça, técnica de Desenvolvimento Social da Ematerce, no Crato, a cooperativa vai trabalhar com 300 litros de leite de cabra, sendo parte do leite embalado com validade de 90 dias para um público especial de Hospitais do município de Barbalha como pessoas idosas, convalescente e crianças alérgicas.

 

“Alguns dos produtos que serão oferecidos aos hospitais e a um público mais carente são queijos do tipo Chevrotim, Machevre l'huile, Caprino Romano, Frescal, além de bebida láctea e ricota. A raça das cabras leiteiras são da raça Saanen e estamos fechando a planilha de levantamento de dados de produção para saber o potencial de toda a produção”, explica Elcileide. Todo o projeto é acompanhado pela Gerência da Ematerce no Crato, através do gerente Lóssio Gondim.

 

alt

Alguns dos produtos pausterizados na unidade, no Siíto Malhada

 

A proposta, de acordo com a técnica da Ematerce, é lançar os produtos para degustação na festa de Barbalha. Os queijos são artesanais com rótulo Caipema Caprino.

 

Sustentável

 

A unidade produtiva da cooperativa é abastecida com energia solar, através do uso de 16 placas fotovoltaicas. Atualmente, trabalha-se com uma bacia leiteira de até 50 km de distância, inicialmente. “Eu que vim dos Inhamuns Salgado, criada com leite de cabra, comi na minha infância coalhada e queijo de leite de cabra estou muito empenhada e feliz com o projeto”, diz Elcileide.

 

alt

A unidade funciona com uso de energia solar

 

 

 

Assessoria de Comunicação da Ematerce

 

Jornalista Aécio Santiago -  Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

Jornalista Edilmo Gurgel –  Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

Jornalista Antônio José de Oliveira-  Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

Telefone- (85) 3217 7872

Última atualização ( Qui, 10 de Maio de 2018 11:14 )
 

Serviços

Agenda - Maio 2018

Do Se Te Qu Qu Se Sa
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará - Av. Bezerra de Menezes, 1900. - São Gerardo - Fortaleza/CE

Ver no mapa Fone: (85) 3101.2416 - Fax: (85) 3101.2429

Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados © 2010