Contatos

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Redes Sociais

BLOG Twitter
Home Noticias Lista de notícias SDA e Assembleia Legislativa promovem conferência da Caatinga
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
 
SDA e Assembleia Legislativa promovem conferência da Caatinga
Qua, 13 de Junho de 2018 00:00

A Assembleia Legislativa promove, de 19 a 21 de junho, a II Conferência da Caatinga com o tema “Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade”. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas no link https://al.ce.gov.br/index.php/ii-conferencia-da-caatinga e o evento acontece no auditório Murilo Aguiar

 

A II Conferência da Caatinga, com o tema “Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade” tem por missão trazer à luz as graves questões que preocupam governos e sociedade civil organizada em torno do bioma, com ênfase na crise hídrica, na sustentabilidade e no processo agressivo de desertificação, tendo como eixo central do Ser Humano.

 

O evento é uma realização da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Instituto Agropolos, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA - Superintendência do Ceará) e dos representantes da sociedade, Instituto Nordeste XXI e Fundação Bernardo Feitosa. A coordenação é do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, órgão que oferece embasamento técnico-científico ao planejamento de políticas públicas do legislativo estadual cearense.

 

 

Sobre a Conferência



A proposta da Conferência é realizar o debate e a troca de conhecimento sobre a problemática do bioma, com o objetivo de gerar políticas públicas que ofereçam desenvolvimento humano e sustentabilidade, em seu convívio.

 

alt

A Caatinga ocupa cerca de 11% do território brasileiro e é alvo de vários estudos

 

Os impactos sociais e econômicos da seca prolongada de 2012 a 2017, que atingiu a região, e os compromissos assumidos na I Conferência, realizada em 2012, serão apresentados e analisados, buscando identificar alternativas e políticas públicas que possibilitem qualidade de vida à população, frente à constatação da instabilidade climática.

 

Uma Feira dos Saberes e das Culturas do povo catingueiro acontecerá simultaneamente à conferência. Os visitantes poderão participar de um espaço com características do sertão nordestino, onde serão expostas e apresentadas manifestações culturais dos estados da região.

 

A feira será distribuída ao largo do corredor de passagem da Assembleia Legislativa. A ideia é realizar um evento rico em diversidade, onde a realidade caatingueira poderá ser vivenciada, da gastronomia às artes e o artesanato.

 

 

Programação:

 

19 de junho

19h30 - Abertura Solene da II Conferência da Caatinga e da Feira Cultural da Caatinga

Local: Auditório Murilo Aguiar - Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

 

20 de junho

Manhã - Abertura dos Trabalhos

- Apresentação dos resultados da sistematização e análise dos compromissos assumidos na I Conferência da Caatinga.

- Palestra sobre o contexto do bioma frente aos impactos ambientais, sociais e econômicos no

período da seca, destacando estratégias de ações e intervenções inovadoras.

- Palestra sobre a relevância dos ODS e sua adequação as especificidades do Bioma Caatinga.

Tarde - GT’s por Eixo Temático

Apresentações de experiências exitosas dos Estados;

 

21 de junho

Manhã e Tarde – Plenárias

Avaliação dos debatedores sobre a relação dos trabalhos apresentados com os ODS estratégicos para o Desenvolvimento Humano e a sustentabilidade do Bioma. (Adequação, desafios e proposições)

Encaminhamentos, Deliberações e Encerramento.

 

Fonte: www.al.ce.gob.br

 

 

Assessoria de Comunicação Ematerce

 

Aécio Santiago -  Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

  

Edilmo Gurgel -  Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

 

Antonio José de Oliveira -  Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

 

85-3217.787




Última atualização ( Qua, 13 de Junho de 2018 12:23 )
 

Serviços

Agenda - Junho 2018

Do Se Te Qu Qu Se Sa
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará - Av. Bezerra de Menezes, 1900. - São Gerardo - Fortaleza/CE

Ver no mapa Fone: (85) 3101.2416 - Fax: (85) 3101.2429

Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados © 2010