Contatos

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Redes Sociais

BLOG Twitter
Home Noticias Lista de notícias Dia do Meio Ambiente: Ematerce ajuda a preservá-lo
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
 
Dia do Meio Ambiente: Ematerce ajuda a preservá-lo
Ter, 05 de Junho de 2018 00:00

 

 

Neste 5 de junho de 2018, comemora-se o Dia do Meio Ambiente. A Ematerce tem muito a ver com tão importante data, pois, dentre suas inúmeras ações extensionistas, no meio rural, orienta os agricultores familiares, seu público-alvo, a empregar práticas agrícolas de preservação dos recursos naturais e trabalhar pela sustentabilidade do meio ambiente.

 

Algumas dessas práticas são o plantio em curva de nível, plantio direto, aração da terra orientada, para não tornar o solo infértil, adubação verde, o uso racional de agrotóxicos, não poluição dos recursos hídricos, o não desmatamento, dentre outras.

 

alt

 

A convivência salutar, entre plantas e aves, em solos preservados, melhorando as condições

de vida dos agricultores familiares. E a Ematerce tem muito a ver com isso.

 

O Dia Especial do Meio Ambiente é um grito, na consciência da humanidade, para cuidar melhor do planeta Terra, a fim de assegurar o futuro de uma vida salutar para as futuras gerações. No Ceará, a Ematerce dá a sua parcela de colaboração, quando da prestação de assistência técnica e extensão rural aos agricultores familiares, visando à preservação do meio ambiente para um desenvolvimento sustentável, sem destruir a natureza.

 

 

A data mundial

 

alt

 

Os extensionistas da Ematerce orientam os agricultores a cuidarem melhor dos

solos, que, além de darem produtos de qualidade, preserva-os para os próximos plantios.

 

 

Segundo assunto pesquisado na internet, a criação da data ocorreu, em 1972, em virtude de um encontro, promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), com a finalidade de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta Terra, mais conhecido como Conferência das Nações Unidas.

 

alt

 

Projeto Mandala: alimentos sadios e recursos naturais preservados. 

 

 

A Conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao Meio Ambiente e os riscos, para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade. Nessa reunião, criaram-se vários documentos, relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema. A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

 

 

alt

 

A preservação dos solos, com orientação dos técnicos da Ematerce, ajuda a obter-se maior

produção, melhor produtividade e qualidade dos produtos.

 

A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar informações à população, acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza. Mas, em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada, todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies de animais.

 

=======================================================================================

 

Assessoria de Comunicação Social

Texto : Jornalista Antonio José de Oliveira - Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Jornalista Aécio Santiago - Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Jornalista Edilmo Gurgel - Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Fone: (85) 3217.7872

Última atualização ( Ter, 05 de Junho de 2018 14:47 )
 

Serviços

Agenda - Junho 2018

Do Se Te Qu Qu Se Sa
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará - Av. Bezerra de Menezes, 1900. - São Gerardo - Fortaleza/CE

Ver no mapa Fone: (85) 3101.2416 - Fax: (85) 3101.2429

Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados © 2010