Contatos

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Redes Sociais

BLOG Twitter
Home Noticias Lista de notícias Crateús recebe maior Feira da Agricultura Familiar do Sertão dos Inhamuns
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
 
Crateús recebe maior Feira da Agricultura Familiar do Sertão dos Inhamuns
Seg, 11 de Junho de 2018 00:00

De 7 a 8 de junho últimos, o município de Crateús, no Sertão dos Inhamuns, recebeu uma das maiores feiras da Agricultura Familiar do estado, a XIV Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária – Território dos Inhamuns/Crateús, reunido cerca de 320 produtores rurais de várias regiões do Ceará e 18 estados do país.

 

A artesã Isaura Dias integra da Associação dos Artesãos Comunitários de Ipaporanga e participou, no último fim de semana da Feira da Agricultura Familiar em Crateús, na Praça Gentil Cardoso. Segundo a artesã, a participação na feira para os artesãos é estratégica economicamente.

 

 alt

Artesãos de Ipaporanga apresentaram a cultura do semiárido

 

“Nosso produto tem pouca saída local onde moramos e produzimos. Para comercializar o artesanato, precisamos das feiras que vêm acontecendo em muitos municípios cearenses. Aí, sim, conseguimos girar o estoque, sermos conhecidos e movimentar a economia para os associados”, explica Isaura, que faz parte da associação desde 2007 quando foi constituída e atualmente mantém 12 membros.

 

 

Na barraca dos artesãos, todo o trabalho chama a atenção logo pela decoração e tema “Resignificando a Cultura do Semiárido”, com exposição de produtos todos confeccionados com os significados do semiárido como toco, palha de milho, cabaça, coqueiro, que ornam xícaras, bules e vários produtos típicos do sertão.

 

 

alt

A Feira contou com a participação de mais de 300 produtores rurais durante dois dias de evento

 

O sucesso do evento, segundo a organização, é identificado na diversidade dos produtos em cada barraca, na programação temática e nos parceiros. Na edição de 2018, cerca de 25 mil pessoas visitaram os dois dias do evento, que em 2019 completa 15 anos de existência.

 

 

Além do artesanato, a feira contou com exposição de animais, Feira de Comidas Típicas, apresentações artísticas e musicais, exposição de fotos e até mostra de cinema articulada pela organização italiana We Word, o I Encontro de Pescadoras e Pescadores Artesanais, o II Encontro Nacional do Voluntariado e a Assembleia Popular da Juventude.

 

 

Para Jorge França, gerente regional da Ematerce do Sertão de Crateús, a feira promove um grande intercâmbio entre produtores da agricultura familiar, onde 60% dos municípios cearenses se fazem representar. “É um grande encontro da economia rural familiar e um momento fundamental para fortalecimento do setor, da pecuária ao artesanato com a parceria de 21 entidades e organizações fomentando o conhecimento e o desenvolvimento local e regional”, orienta Jorge.

 

alt

Visitantes puderam conferir comidas típicas, artesanato, mostra de cinema, exposição de animais

 

Na sexta (8), a Ematerce em parceria com o IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará) promoveu a palestra Beneficiamento de Produção com o auditor fiscal Francisco Leandro abordando a Legalização das Agroindústrias Familiares. Junto com o gerente regional, a Ematerce também estava representada na abertura do evento pelo seu diretor administrativo financeiro Inácio Costa.

 

 

Alguns dos municípios com maior representatividade, além de Crateús, foram São Gonçalo do Amarante, Independência, Santa Quitéria, Juazeiro do Norte, Nov Russas, Russas, Sobral, Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, Ipaporanga e Ararendá. O estado do Rio Grande do Sul também estava representado na feira.

 

 

Conhecimento

 

Outros temas também foram abordados na programação do evento como Manejo Sustentável da Caatinga, Manejo Sanitário de Ovinos e Caprinos, Seminário de Apicultura, Artesanato e Reciclagem, Mediação de Conflitos de Práticas Restaurativas e Cozinha Comunitária.

 

 Do município do Crato, a empreendedora do Cariri Criativo, Madalena Arteira, fala do projeto de extensão da UFCA (Universidade Federal do Cariri), que vem reunindo empreendedores em várias áreas da economia criativa no Cariri.

 

O grupo abrange 27 empreendedores da economia criativa e solidária, que atuam em segmentos da gastronomia, do artesanato, trabalho com palha, roupa, aplicação em tecido. “Passamos por capacitações, encontros, que objetivam valorizar e identificar esses talentos e viabilizar comercializar os produtos”, diz Madalena, completando que a idealização e o acompanhamento do projeto é da professora da UFCA Cléo do Vale.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Ematerce

 Aécio Santiago  -   Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 Edilmo Gurgal - Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Antônio José - Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 (85) 3217.7872

 

 

Última atualização ( Ter, 12 de Junho de 2018 09:16 )
 

Serviços

Agenda - Junho 2018

Do Se Te Qu Qu Se Sa
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará - Av. Bezerra de Menezes, 1900. - São Gerardo - Fortaleza/CE

Ver no mapa Fone: (85) 3101.2416 - Fax: (85) 3101.2429

Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados © 2010