Contatos

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Redes Sociais

BLOG Twitter
Home Noticias Lista de notícias Governo sanciona lei que cria Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
 
Governo sanciona lei que cria Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas
Qui, 14 de Junho de 2018 00:00

Após uma luta de 30 anos pela regulamentação da profissão e reconhecimento por uma classe ou conselho, técnicos agrícolas tiveram uma ótima notícia no final de março com a publicação pelo Diário Oficial da União da lei, que cria o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas e o Conselho Federal dos Técnicos Industriais.

As profissões de técnico industrial e de técnico agrícola foram regulamentadas pela Lei 5.524/1968 e pelo Decreto 90.922/1985, o qual estabelece que esses profissionais só podem exercer suas atividades depois do registro em conselho profissional.

 

alt

Estudantes do IFCE de Tauá são acompanhados em atividades no campo

 

Atualmente, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) faz esse registro e normatiza a atuação dessas duas categorias. Com a aprovação do projeto, eles deixarão de fazer parte desse sistema e formam um conselho só para técnicos, à parte dos engenheiros e agrônomos.

Para o diretor técnico da Ematerce Itamar Lemos, a criação do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas é muito justa e oportuna. “Na verdade essa categoria profissional sempre teve dificuldades em ter o devido conhecimento junto ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura e há muito tempo lutava pela criação de seu conselho”, analisa Itamar, reforçando que a aprovação da lei é uma vitória da categoria, que também ganha o reconhecimento da sociedade como um todo.

 

Assistência no campo e formação

Com a regulamentação do conselho, profissionais envolvidos na formação da categoria acreditam que o setor só tem a ganhar. “Com o conselho teremos mais fiscalização e orientação para estes profissionais, as instituições que formam os técnicos vão se aperfeiçoar e haverá um fortalecimento da categoria em todo o País, que passa a ganhar a representatividade que não tinha até então”, defende a zootecnista, professora do IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará) Campus Tauá – e coordenadora do curso Técnico em Agropecuária, Kélvia Jácome de Castro que reforça, ainda, os benefícios para os agricultores familiares com a garantia de mais segurança no campo, a partir de uma formação com mais qualidade e responsabilidade e credibilidade.

 

alt

Especialistas acresditam que criação do conselho vai melhorar formação profissional

 

Ter vez, voz e o respaldo da sociedade e do produtor rural também são itens importantes, segundo o coordenador da Coape (Coordenadoria das Cadeias Produtivas da Pecuária) da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Márcio Peixoto. “Com o conselho, os técnicos passam a ter mais voz no que se refere às suas reivindicações. Isso é muito importante para qualificar a formação desse profissional e termos uma assistência técnica no campo mais comprometida com o resultado”, diz Márcio.

 

A formação

 Após tramitar na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), o projeto de lei que cria o conselho foi comemorada entre várias lideranças da categoria.

A sanção da lei “liberta definitivamente a nossa profissão do Confea e dos CREAS”, destaca o presidente da Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas – Fenata, Mário Limberger, referindo-se à vinculação que os técnicos agrícolas tinham, até agora, com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e os conselhos regionais de engenharia e agronomia.

Em mensagem à categoria, o presidente do Sintaes (Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Nível Médio do Espírito Santo), Iosmar Luiz Mansk, escreveu: “Vamos tomar essa luta como exemplo para unir e reforçar a nossa organização em prol do desenvolvimento da nossa profissão.” (Fonte: Sintae)

 

 

Assessoria de Comunicação Ematerce

Aécio Santiago -  Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

  

Edilmo Gurgel -  Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

 

Antonio José de Oliveira -  Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

 

85-3217.787

Última atualização ( Qui, 14 de Junho de 2018 07:14 )
 

Serviços

Agenda - Junho 2018

Do Se Te Qu Qu Se Sa
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará - Av. Bezerra de Menezes, 1900. - São Gerardo - Fortaleza/CE

Ver no mapa Fone: (85) 3101.2416 - Fax: (85) 3101.2429

Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados © 2010