Home Noticias Lista de notícias Crato: Ematerce e Associação do Sítio Corujas lançam edição comemorativa da Feira de Produtos da Agricultura Familiar

Qua, 28 de Dezembro de 2016 00:00

A Ematerce, escritório do Crato, em parceria com a Associação do Sítio Corujas, lança a Edição Comemorativa da Feira de Produtos da Agricultura Familiar, do Sítio Corujas e adjacências, – Fepaf – Crato - como forma de referenciar os nove meses de existência da Feira, consolidando-se no perfil de empreendimento da economia solidária, atuando com produtos agroecológicos. Informou o gerente da Ematerce, no Crato, Francisco Antonio de Carvalho Porto, que houve a participação de parceiros, como o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais- STTR do Crato, através do seu presidente, o Banco do Brasil, a Cáritas Diocesana, o Sebrae, URCA, UFCA e o vereador Amadeu de Freitas (PT), além de outros.

O gerente local da Ematerce, no Crato, Francisco Antonio de Carvalho Porto, fez a abertura oficial, destacando a importância da Feira, para a economia local, fortalecendo a Agricultura Familiar e a ATER Pública nos empreendimentos rurais. Na sequência de destaques, falou o presidente do Sindicato Rural, Antonio Alves da Gama, que destacou a importância das feiras para a agricultura familiar. As representantes da FEPAF, representadas pela presidente e vice, respectivamente Francisca e Cícera Edna, destacaram a importância da Ematerce e parceiros para o fortalecimento da Agricultura Familiar, como também o aumento de renda para as famílias envolvidas.

A Ematerce, escritório Regional Cariri, esteve representada pela assessora Edna Oliveira que destacou a importância dos trabalhos coletivos e da empresa/parceiros para o aprimoramento das questões da Agricultura Familiar. Revelou ainda, como destaque, a palavra do vereador Amadeu de Freitas (PT), do Crato, fazendo alusão à economia solidária para fortalecimento da Agricultura Familiar e do compromisso no apoio da questão, junto às demandas do município.

Na sequência, houve a participação do padre Viderlândio, destacando a importância da data, fazendo referências aos valores morais e éticos, à união dos povos, raças e religiões, na consolidação da fraternidade, em que as feiras também fazem este papel relevante, através da integração dos agricultores e consumidores dentro de um espaço solidário de convivência. Informou ainda que houve o sorteio de uma cesta básica, composta pelos produtos, comercializados na feira, como: hortaliças, bolos, abóbora, mamão, carne de bode, sequilhos, caldo de cana, kit de galinha caipira à cabidela, coentro, cebolinha, cenoura, beterraba, banana, dentre outros produtos.

Como parte integrante do evento, ocorreu uma Roda de Conversa com o tema central, versando sobre o Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipae), coordenado pela Ematerce, através da participação de feirantes, parceiros e técnicos, objetivando a sensibilização para a inclusão do referido selo em 2017 para os agricultores-feirantes que participam da Feira. Hoje, a FEPAF encontra-se presente, nas mídias sociais, por meio do Facebook, na página Fepaf Crato, dispondo também de um e-mail para contatos: f Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

O gerente do escritório da Ematerce, no Crato, recebe troféu, como reconhecimento das ações

extensionistas junto aos agricultores familiares, das mãos do diretor administrativo e financeiro,

Inácio Costa.

Destaque-se que a FEPAF-Crato consolida-se como um movimento efetivo da Agricultura Familiar, com apoio da Extensão Rural, destacando-se, nos níveis local, regional e estadual, quando recebeu, no dia 15 de dezembro último, no Centro de Treinamento da Ematerce (Cetrex), em Caucaia, a condecoração e o reconhecimento do seu trabalho e da Extensão Rural, com placa alusiva e reconhecimento público da empresa, junto a outros trabalhos de destaque de todo o Estado do Ceará.

Graças ao trabalho sistemático e efetivo da Ematerce, escritório do Crato, através da Agente de Ater, Edna Pereira, que assiste os agricultores-feirantes e apoio de todos os técnicos, o trabalho efetuado, com dinamismo e persistência, de todos os envolvidos, gerou os alcances até aqui consolidados. A edição chamou a atenção de agricultores, ainda não cadastrados na feira, que, após participarem do evento, procuraram informações junto aos extensionistas da Ematerce, para mais informações quanto à inclusão e cadastramentos de outros produtos da Agricultura Familiar

Importante registrar que, para 2017, novas ações serão implementadas, visando à melhoria dos trabalhos e ao alcance de novas metas. Atualmente, participam 16 agricultores-feirantes, todos beneficiados pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), numa expectativa de avanço, para 25 participantes.

Jornalista Antonio José de Oliveira

Assessor de Comunicação e Ouvidor Antonio José de Oliveira

Fone (85) 3217-7872

Twitter @ascomEmaterce