Contatos

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Redes Sociais

BLOG Twitter
Home Noticias Lista de notícias Cariri-Oeste: Ematerce promove cursos de capacitação nos segmentos produtivos da região
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
 
Cariri-Oeste: Ematerce promove cursos de capacitação nos segmentos produtivos da região
Sex, 24 de Março de 2017 00:00

A Ematerce, com objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos dos seus técnicos e agricultores familiares, da região do Cariri-Oeste, promove, em parceria com outras Instituições e Associações dos Agricultores, cursos de capacitação, nos principais segmentos produtivos da região. No Inicio de março, a empresa, em parceria com Associação dos Agricultores da Serra de Santana de Assaré e o Senar, realizou curso, na área de Ovinocaprinocultura, ministrado pelo técnico e instrutor Marcos Holanda, do Senar. No decorrer do curso, foram abordados vários assuntos e práticas para criação e manejo de animais, tais como:principais tipos de medicamentos e vermífugos, utilizados na criação de ovinos e caprinos. Foram enfatizados os seguintes aspectos: necessidade de aplicação; vias de aplicações; período de aplicação e de carência; dosagem, incluindo a parte de aprender a manusear a pistola automática.

 

 

alt

 

 A Extensão Rural do Ceará une a teoria à prática, com o objetivo de repassar aos

agricultores e pecuaristas, numa troca de saberes, o que é melhor para eles

no cultivo das lavouras e na criação de animais. 

 

 

 O método Famacha é utilizado para o criador saber o grau de comprometimento de seus animais, devido às ações dos vermes, e, baseado nesse modelo, fazer um esquema de vermifugação do rebanho, podendo também associar o esquema de vermifugação, com o esquema de vacinação, desde que possível. Nessa etapa, foram mostrados os equipamentos e materiais, usados e suas funções consequentemente, além da aplicação de soro e/ou medicamentos na veia desenvolvidos por todos os integrantes do curso. Foi praticada a castração de alguns animais, no intuito de demonstrar aos integrantes do curso. O instrutor Marcos Holanda, do Senar, falou sobre o instrumento utilizado, nesse caso, o “burdizzo” e as estruturas anatômicas dos animais envolvidos.

 

 

 

 alt

 

Os extensionistas da Ematerce ensinam os agropecuarista, numa troca de saberes,

a aprender fazendo.

 

 

A ‘linfadenite caseosa’, ou mal do caroço, é uma doença infectocontagiosa que acomete os animais na forma de caroços. O tratamento é separar o animal do rebanho e fazer uma intervenção cirúrgica, no momento correto. Esse momento é quando o pelo desse carroço está desprendendo, retira-se esse excesso de pelo e faz-se uma incisão vertical, retirarando o conteúdo interno e friccionando o iodo no interior da lesão. É bom esclarecer que materiais, utilizados na cirurgia, que não são esterilizáveis, devem ser incinerados, para evitar novas contaminações. Por último, a utilização da palma forrageira, como um dos principais alimentos, para esses animais, principalmente, levando em consideração o clima. Registre-se ainda que a forma de plantio, indicada, foi o plantio intensivo, para facilitar o manejo: roço, adubação e, sobretudo, irrigação principalmente.

 

 Jornalista Antonio José de Oliveira

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Fone (85) 3217-7872

Twitter @ascomEmaterce

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .gov.br

Última atualização ( Sex, 24 de Março de 2017 10:35 )
 

Serviços

Agenda - Dezembro 2017

Do Se Te Qu Qu Se Sa
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará - Av. Bezerra de Menezes, 1900. - São Gerardo - Fortaleza/CE

Ver no mapa Fone: (85) 3101.2416 - Fax: (85) 3101.2429

Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados © 2010