Home Noticias Lista de notícias Ematerce marca presença na Semana do Alimento Orgânico

Ematerce marca presença na Semana do Alimento Orgânico
Sex, 02 de Junho de 2017 00:00

A Ematerce – Empresa de Assistência Técnica e Estensão Rural – representada pelo assistente da presidência, Bartolomeu Cavalcante, acompanhado do assessor estadual Eng.º Agrº Francisco Alves, e do assessor de comunicação e Ouvidor, Jornalista Antonio José de Oliveira, participou, na manhã de sexta-feira, 2 de junho de 2017, no auditório da Embrapa Agroindústria Tropical, em Fortaleza-CE, no bairro do Pici, da Programação da Semana do Alimento, aberta no dia 29 de maio último e que se encerra, no sábado, dia 3 de junho, na Praça Luíza Távora, bairro Aldeota. A semana é uma promoção da Comissão da Produção Orgânica do Estado do Ceará (CPOrg-CE) com apoio da Embrapa Agroindústria Tropical e órgãos do setor agrícola do Ceará.

A abertura da solenidade foi feita pelo Diretor-Geral da Embrapa local, Lucas Antonio de Sousa Leite (foto acima), que deu as boas-vindas aos participantes e agradeceu os esforços dos órgãos parceiros, no evento, além da presença dos universitários da Unilab, com sede na cidade de Redenção. Destacou, ainda, a importância da supracitada semana e a importância da produção de alimentos orgânicos, para consumo humano, sem o uso dos convencionais agrotóxicos, salutares para o organismo humano. Acrescentou, também, que a produção de alimentos orgânicos deve ser preocupação dos órgãos governamentais e da iniciativa privada. O trabalho é coletivo e não individual.

O assistente da presidência da Ematerce, Bartolomeu Cavalcante, representou a Ematerce

no evento, no auditório da Embrapa Agroindústria Tropical, com sede, o Campo Universitário

Federal do Pici, em Fortaleza. Atrás, do lado esquerdo, Francisco Alves, técnico da Ematerce,

no Centro Gereencial, em Fortaleza.

A primeira palestra foi de responsabilidades do Dr. Guilherme Julião Zocolo, que enfatizou o tema Alimentos Funcionais e Outras Contribuições da Química de Produtos naturais à Produção orgânica de alimentos. A conferência seguinte, a cargo do Dr. Rubens Sonsol Gondim, versou sobre Biocarvão: Um Insumo com aderência a Sistemas de Produção de Orgânicos. Após o intervalo, foi iniciada a palestra Agregação de Valor a Espécies Hortícolas em Sistemas Orgânicos de Produção, ministrada pelo Dr. Ebenezer de Oliveira Silva. Em seguida, houve debates e questionamentos acerca dos assuntos explanados, ficando a programação encerrada com os agradecimentos a quantos contribuirão para o êxito da Semana do Alimento Orgânico, promovida em outros Estados da Federação.

Universitários da UNILAB, sediada na cidade de Redenção-CE, prestigiaram,

a Semana do Alimento Orgânico.

Deve-se salientar que a Ematerce, que assiste, sem repetição, mais de 160 mil agricultores, por ano, em 181 municípios cearenses, dos 184 existentes no Estado, há anos, contribui, de forma expressiva, para a produção de alimentos orgânicos, orientando seu público-alvo, sobretudo os agricultores familiares, a cultivarem lavouras, sem o uso de agrotóxicos, o que resulta na produção de alimentos sadios, procurados pela população, embora sejam vendidos a preços superiores, se comparados aos convencionais, ou seja, cultivados com o uso de venenos, para combater pragas e doenças.

PRODUÇÃO ORGÂNICA

De acordo com dados do Mapa, o Brasil possui cerca de 750 mil hectares ocupados com orgânicos e mais de 10 mil produtores envolvidos com a atividade, a maioria na agricultura familiar. A legislação brasileira, em vigor desde janeiro de 2011, prevê que todo produto orgânico, vendido em lojas e mercados, deve conter, em seu rótulo, o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (SisOrg), certificado que facilita a identificação e o controle de qualidade da produção e ajuda a garantir segurança ao consumidor. Este selo é concedido por empresa certificadora, pública ou privada, credenciada pelo Mapa. Já o agricultor familiar tem a prerrogativa de poder comercializar, diretamente, a produção em feiras e outros pontos definidos, sem certificação, mas enfrenta o desafio de estabelecer uma relação de confiança com quem compra seus produtos.

Conforme preceitos legais, um produto orgânico deve ser cultivado, sem o uso de agrotóxicos, hormônios, adubos químicos, antibióticos ou técnicas transgênicas em qualquer fase do processo produtivo. Entretanto, a produção orgânica vai além da ausência destas características, uma vez que preconiza o respeito a aspectos ambientais, culturais e econômicos.

==============================================================

Jornalista Antonio José de Oliveira

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Fone (85) 3217-7872