Contatos

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Redes Sociais

BLOG Twitter
Home Noticias Lista de notícias Ematerce marca presença na Semana do Alimento Orgânico
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
 
Ematerce marca presença na Semana do Alimento Orgânico
Sex, 02 de Junho de 2017 00:00

 

A Ematerce – Empresa de Assistência Técnica e Estensão Rural – representada pelo assistente da presidência, Bartolomeu Cavalcante, acompanhado do assessor estadual Eng.º Agrº Francisco Alves, e do assessor de comunicação e Ouvidor, Jornalista Antonio José de Oliveira, participou, na manhã de sexta-feira, 2 de junho de 2017, no auditório da Embrapa Agroindústria Tropical, em Fortaleza-CE, no bairro do Pici, da Programação da Semana do Alimento, aberta no dia 29 de maio último e que se encerra, no sábado, dia 3 de junho, na Praça Luíza Távora, bairro Aldeota. A semana é uma promoção da Comissão da Produção Orgânica do Estado do Ceará (CPOrg-CE) com apoio da Embrapa Agroindústria Tropical e órgãos do setor agrícola do Ceará.

 

alt

 

A abertura da solenidade foi feita pelo Diretor-Geral da Embrapa local, Lucas Antonio de Sousa Leite (foto acima), que deu as boas-vindas aos participantes e agradeceu os esforços dos órgãos parceiros, no evento, além da presença dos universitários da Unilab, com sede na cidade de Redenção. Destacou, ainda, a importância da supracitada semana e a importância da produção de alimentos orgânicos, para consumo humano, sem o uso dos convencionais agrotóxicos, salutares para o organismo humano. Acrescentou, também, que a produção de alimentos orgânicos deve ser preocupação dos órgãos governamentais e da iniciativa privada. O trabalho é coletivo e não individual.

 

alt

 

O assistente da presidência da Ematerce, Bartolomeu Cavalcante, representou a Ematerce

no evento, no auditório da Embrapa Agroindústria Tropical, com sede, o Campo Universitário

Federal do Pici, em Fortaleza. Atrás, do lado esquerdo, Francisco Alves, técnico da Ematerce,

no Centro Gereencial, em Fortaleza.

 

A primeira palestra foi de responsabilidades do Dr. Guilherme Julião Zocolo, que enfatizou o tema Alimentos Funcionais e Outras Contribuições da Química de Produtos naturais à Produção orgânica de alimentos. A conferência seguinte, a cargo do Dr. Rubens Sonsol Gondim, versou sobre Biocarvão: Um Insumo com aderência a Sistemas de Produção de Orgânicos. Após o intervalo, foi iniciada a palestra Agregação de Valor a Espécies Hortícolas em Sistemas Orgânicos de Produção, ministrada pelo Dr. Ebenezer de Oliveira Silva. Em seguida, houve debates e questionamentos acerca dos assuntos explanados, ficando a programação encerrada com os agradecimentos a quantos contribuirão para o êxito da Semana do Alimento Orgânico, promovida em outros Estados da Federação.

 

alt

 

Universitários da UNILAB, sediada na cidade de Redenção-CE, prestigiaram,

a Semana do Alimento Orgânico.

 

Deve-se salientar que a Ematerce, que assiste, sem repetição, mais de 160 mil agricultores, por ano, em 181 municípios cearenses, dos 184 existentes no Estado, há anos, contribui, de forma expressiva, para a produção de alimentos orgânicos, orientando seu público-alvo, sobretudo os agricultores familiares, a cultivarem lavouras, sem o uso de agrotóxicos, o que resulta na produção de alimentos sadios, procurados pela população, embora sejam vendidos a preços superiores, se comparados aos convencionais, ou seja, cultivados com o uso de venenos, para combater pragas e doenças.

 

PRODUÇÃO ORGÂNICA

 

De acordo com dados do Mapa, o Brasil possui cerca de 750 mil hectares ocupados com orgânicos e mais de 10 mil produtores envolvidos com a atividade, a maioria na agricultura familiar. A legislação brasileira, em vigor desde janeiro de 2011, prevê que todo produto orgânico, vendido em lojas e mercados, deve conter, em seu rótulo, o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (SisOrg), certificado que facilita a identificação e o controle de qualidade da produção e ajuda a garantir segurança ao consumidor. Este selo é concedido por empresa certificadora, pública ou privada, credenciada pelo Mapa. Já o agricultor familiar tem a prerrogativa de poder comercializar, diretamente, a produção em feiras e outros pontos definidos, sem certificação, mas enfrenta o desafio de estabelecer uma relação de confiança com quem compra seus produtos.

 

 

Conforme preceitos legais, um produto orgânico deve ser cultivado, sem o uso de agrotóxicos, hormônios, adubos químicos, antibióticos ou técnicas transgênicas em qualquer fase do processo produtivo. Entretanto, a produção orgânica vai além da ausência destas características, uma vez que preconiza o respeito a aspectos ambientais, culturais e econômicos.

==============================================================

Jornalista Antonio José de Oliveira

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Fone (85) 3217-7872

Twitter @ascomEmaterce

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Última atualização ( Sex, 02 de Junho de 2017 11:07 )
 

Serviços

Agenda - Setembro 2017

Do Se Te Qu Qu Se Sa
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará - Av. Bezerra de Menezes, 1900. - São Gerardo - Fortaleza/CE

Ver no mapa Fone: (85) 3101.2416 - Fax: (85) 3101.2429

Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados © 2010