Contatos

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Redes Sociais

BLOG Twitter
Home Noticias Lista de notícias Ematerce contribui para preservação do Meio Ambiente
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
 
Ematerce contribui para preservação do Meio Ambiente
Seg, 05 de Junho de 2017 00:00

Nesta segunda-feira, 5 de junho de 2017, é a data consagrada ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A Ematerce tem muito a ver com esta importante efeméride. Vejamos o porquê: trata-se de uma empresa estadual de assistência técnica e extensão rural, que assiste, anualmente, a mais de 160 mil agricultores, sobretudo os de base familiar, prestando-lhes orientações agropecuárias e gerenciais, buscando melhorar suas condições de vida em todos os municípios do Estado.

 

alt

 

Plantio de hortaliças orgânicas

 

A Ematerce, por intermédio de seus extensionistas, orienta os agricultores cearenses, em suas práticas agropecuárias, a preservar a natureza, englobando os recursos hídricos, a fauna e a flora. Ressalte-se que o extensionista é responsável em repassar, numa troca de saberes, tecnologias agrícolas, de forma correta, a fim de não agredir o Meio Ambiente.

 

 

alt

 

 

Por exemplo, orienta os agricultores, no tocante à escolha dos solos, na aquisição das sementes, no plantio das lavouras, nos tratos culturais (controle de pragas e doenças), a não exagerar no uso de agrotóxicos, a  não poluir córregos, riachos, rios, lagos, lagoas, açudes e outras fontes de água, a evitar queimadas, a plantar em curvas de nível, fazer a rotação de culturas, barrangens subterrâneas, não compactação dos solos, usar defensivos naturais,

dentre outras práticas agrícolas.

 

 alt

 

Cultivo de abacaxi sem o uso de contaminantes.

 

A Ematerce vem difundindo, também, o plantio de orgânicos, atualmente exigidos pela população urbana e rural, consciente de que, alimentos sadios, contribuem para o bem-estar do organismo, e, consequentemente, para aumentar os anos de vida. Importância do Sistema de Produção Orgânico. 

-Ofertar produtos saudáveis isentos de contaminantes.

-Contribuir para a saúde do homem.

-Preservar e incrementar o sistema biológico do solo, da água e do ar.

-Manter a fertilidade do solo por longo tempo.

-Favorecer a permanência do homem no campo em frequente produção.

-Favorecer a distribuição de renda entre trabalhadores rurais.

 

 

A Ematerce espera que, com assistência técnica e extensão ruralaos agricultoresas, mediante  orientações agropecuárias e gerenciais estas auxiliem técnicos e produtores rurais, de modo a permitir o uso de práticas e métodos seguros, naturais e de baixos custos, voltados para a produção de alimentos saudáveis e em respeito ao Meio Ambiente. Viva o Dia Mundial do Meio Ambiente!

 

  HISTÓRICO

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente.

Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano (durou até dia 16) e por esse motivo foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.

No Brasil ainda se celebra a Semana Nacional do Meio Ambiente, como consequência da data criada pela ONU.

Tema do Dia Mundial do Meio Ambiente

Todos os anos, as Nações Unidas dão um tema diferente ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Os temas para o Dia Mundial do Meio Ambiente são uma maneira de dar ideias para atividades de conscientização das populações e de proteção do meio ambiente.

============================================================================

 

Jornalista Antonio José de Oliveira

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Fone (85) 3217-7872

Twitter @ascomEmaterce

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Última atualização ( Seg, 05 de Junho de 2017 15:20 )
 

Serviços

Agenda - Julho 2017

Do Se Te Qu Qu Se Sa
25 26 27 28 29 30 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará - Av. Bezerra de Menezes, 1900. - São Gerardo - Fortaleza/CE

Ver no mapa Fone: (85) 3101.2416 - Fax: (85) 3101.2429

Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados © 2010