Home Noticias Lista de notícias Escritório de Tabuleiro do Norte faz balanço de atividades

Escritório de Tabuleiro do Norte faz balanço de atividades
Ter, 29 de Agosto de 2017 00:00

O técnico da Ematerce Eliaci Pinheiro e o produtor Antônio Nilson visitando campo de banana irrigada.

O escritório da Ematerce de Tabuleiro do Norte, localizado na região do baixo Jaguaribe e que tem como área de abrangência o município de São João de Jaguaribe, presta assistência técnica e extensão rural a mais de 2.868 pequenos e médios produtores rurais. No período de janeiro a julho de 2017, os técnicos da Ematerce daquele município desenvolveram, junto aos agropecuaristas, várias ações, visando o aumento da produção e da produtividade das culturas exploradas e também, o implemento das politicas públicas dos governos federal e estadual, objetivando facilitar a convivência do homem do campo com as secas.

Dentre essas ações, podemos citar a instalação de sistemas de irrigações por gotejamento e microaspersão, atendendo a 11 produtores rurais e consequente ampliação e diversificação da exploração agropecuária, numa área de 12 hectares. Onze poços profundos, com média de vazão de 18,1 mil litros por hora, ampliações de redes elétricas e outros investimentos, no valor de R$ 298.210,97, financiados pelo Banco do Brasil, através do Pronaf Mais Alimento, foram resultados do trabalho da equipe, no primeiro semestre de 2017.

Plantação de milho irrigado por microaspersão.

Na região do baixo Jaguaribe o lençol freático é abundante, por causa da existência do aquífero Arenito Açu , facilitando, assim, a implantação de sistemas de irrigação , face a oferta de água suficiente para as práticas agrícolas. Desde 2012, a Ematerce já implantou cerca de 185 sistemas de irrigação de baixo consumo de água ( microaspersão e gotejamento) e poços profundos, em igual número de unidades rurais, para exploração de culturas como: cajucultura, horticultura, fruticultura, algumas variedades de forragens , feijão e milho, dentre outras.

Conforme informou o gerente local de Tabuleiro do Norte, Engenheiro Agrônomo, Eliaci Pinheiro, foram elaborados e contratados, no primeiro semestre de 2017, com recursos do Pronaf Mais Alimento , 12 projetos de custeios, para o mesmo número de agropecuaristas de Tabuleiro do Norte e São João do Jaguaribe, no valor de R$ 196.971,60, para as atividades de apicultura, arroz irrigado e bovinocultura de leite.

Outra atividade beneficiada pela perfuração de poços e oferta de água suficiente é a piscicultura, em 8 propriedades rurais, com a construção de 8.068 m² de tanques, feitos com recursos próprios dos agricultores. A Ematerce presta assistência técnica , orientando o monitoramento da qualidade da água captada, informações sobre o arraçoamento diário, com base em planilhas e também, palestras e consultorias, dadas pelo Engenheiro de Pesca da Ematerce, Benício Diógenes, sobre a atividade. O reaproveitamento da água, utilizada nos tanques, na atividade agrícola, através de sistema de irrigação, vem influenciando positivamente, através do aumento da produtividade das culturas irrigadas.

Tanques de criação de peixes com água reaproveitada na irrigação.

A execução de algumas politicas públicas dos governos Federal e Estadual foram destaques nos trabalhos realizados pelo escritório da Ematerce de Tabuleiro do Norte. O Programa do Governo do Estado “ Hora de Plantar”, contemplou 1.414 agricultores, com distribuição de 29.520 quilos de sementes selecionadas e fiscalizadas de feijão caupi, milhos híbrido e variedade, sorgo e mudas de caju anão precoce. Foram expedidos 28 laudos, para igual número de clientes serem beneficiados com a renegociação de dívidas nos bancos. A Ematerce, em parceria com a Conab, cadastrou 236 produtores, dos quais 201 foram atendidos com 2.186 sacos ( 60 quilos) de milho, a preço subsidiado.

Finalmente, a Ematerce de Tabuleiro do Norte, em parceria com a Adagri, participou da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, orientando 787 criadores que vacinaram 17.194 bovinos, alcançando 92,95% do rebanho dos municípios de Tabuleiro do Norte e São João do Jaguaribe, além da expedição de 2.334 Guias de Transporte de Animais (GTA).

Assessoria de Comunicação da Ematerce

Telefone- (85) 3217 7872