Home Noticias Lista de notícias Diretoria da Ematerce visita criatório de peixe em Jaguaribara

Diretoria da Ematerce visita criatório de peixe em Jaguaribara
Qua, 30 de Agosto de 2017 00:00

Com o objetivo de conhecer novas tecnologias para criação de peixe, a diretoria da Ematerce visitou a propriedade do produtor José Antonio e conheceu a experiência com criação peixe Tilápia. Os diretores ainda participaram de encontro para discutir a situação de calamidade do Açude Castanhão, de onde muitos criadores tiravam seu sustento

Em evento promovido, realizado no último dia 25 de agosto, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Aquicultura e Pesca do Município de Jaguaribara em parceria com a Secretaria Estadual de Aquicultura e Pesca, a diretoria da Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará) participou do Encontro de Políticas Emergenciais Voltadas à Produção de Tilápia e Camarão do Vale do Jaguaribe.

Além do presidente da Ematerce Antonio Amorim e do diretor técnico Itamar Lemos, estiveram presentes o secretário estadual de Pesca e Aquicultura (Seapa) Euvaldo Bringel, o presidente da Associação Cearense de Criadores de Camarões Cristiano Maia, o prefeito de Jaguaribara Joacy Júnior e o professor da Universidade Federal do Semi Árido Pedro Martins.

Todos foram unânimes para se buscar soluções para minimizar os efeitos do sexto ano consecutivo de estiagem no Estado do Ceará. Uma das ações aprovadas e anunciadas pelo secretário Euvaldo Bringel, através do Programa Saúde na Fazenda (PSF) foi o investimento do Governo do Ceará, por meio da Seapa, de R$ 280 mil para o Programa. “A Seapa já tem uma participação no PSF que atende o Litoral Leste com equipe técnica. Fico muito feliz em saber que esse Programa será ampliando para essa região, que necessita desse apoio tecnológico para que os produtores possam aprender a conviver com o vírus da mancha branca e outras doenças que possam prejudicar a produção”, destacou o gestor.

Tecnologia

Logo após o encontro, o presidente e o diretor técnico da Ematerce, respectivamente, Antonio Amorim e Itamar Lemos foram conhecer a experiência inédita na região de criação de tilápias em viveiros abertos e em estufas. A experiência, na propriedade do produtor e ex-agente rural José Antonio, vem utilizando e monitorando o uso de aparelhos que melhoram a oxigenação da água, além do controle com a utilização de inseticidas orgânicos para o combate de pragas.

O nosso esforço agora é para apoiar essa iniciativa, que se concretizando com êxito pode ser replicada em outras propriedades e representar um forte mercado produtor de tilápia”, disse entusiasmado Itamar Lemos que se comprometeu a acompanhar de perto e dá toda a assistência para que o produtor consiga melhores condições para criação da tilápia. Atualmente, são oito tanques em funcionamento com o sistema com capacidade para criação de mais mil tilápias cada.

Expobrejo

Na última semana, técnicos da Ematerce também participaram da 3ª Expobrejo e a 48ª Vaquejada de Brejo Santo, onde 50 produtores integraram a Feira de Produtos da Agricultura Familiar. Segundo o gerente regional da Ematerce em Brejo Santo José Dias Ferreira (Eudinho), o evento é um dos maiores do estado, reunindo centenas de criadores de várias áreas da pecuária a ovinocaprinocultura.

A abertura da exposição contou com a participação de cordelistas e violeiros como Horácio Neto e Fenelon Dantas, além do show do Irmãos Aniceto e grupos de forró.

O diretor técnico Itamar Lemos representou a diretoria da Ematerce e destacou o crescimento da feira e a participação da agricultura familiar. “O setor representa uma força cada vez maior dentro do PIB brasileiro; é uma economia que precisa do apoio governamental para crescer ainda mais e atingir mais produtores”, enfatiza Itamar.

85-3217.7872

Última atualização ( Qua, 30 de Agosto de 2017 09:57 )

Agenda - Novembro 2017