Home Noticias Lista de notícias Câmara apresenta ações de convivência com a seca

Câmara apresenta ações de convivência com a seca
Qua, 01 de Novembro de 2017 00:00

Equipe da Câmara Técnica dos Planos Agropecuários de Preparação para a Seca, coordenada por Josias Farias, esteve em reunião, nesta terça-feira (31), com o presidente da Ematerce Antonio Amorim. Na pauta, os caminhos para reduzir a vulnerabilidade dos efeitos da estiagem, a maior da história dos últimos 60 anos.

Segundo Josias, alguns pontos já vêm sendo trabalhados como o apoio e fortalecimento das organizações locais, criação de instrumentos de gestão de informações, fortalecimento de estrutura de preparação para as secas, intensificação de capacitação de capacidades locais e incremento no processo de educação, cultura e meio ambiente, apresentado nos eixos anteriores.

Também foi abordado um pouco sobre o Plano Piloto Agropecuário de Preparação e Respostas à Seca em Salitre, município à 447 km de distância da capital Fortaleza. Segundo Josias, é preciso articulação para solucionar eventuais problemas com o abastecimento e também aprender, a partir das experiências oferecidas pelo Governo do Ceará, a produzir mais com um volume menor d´água.

Para Antonio Amorim, essa experiência difícil que o sexto ano de estiagem trouxe, ajudou os produtores a se reinventarem, a produzir com qualidade mesmo com escassez de recursos hídricos no semiárido. “O trabalho de assistência técnica tem se desdobrado em todas as unidades da Ematerce. Temos percebido experiências muito importantes como a irrigação descentralizada, que vem conseguindo aumentar a produção de leite apesar de um período tão longo de seca”, afirmou Amorim.

Agenda - Novembro 2017