6º Caju Nordeste

4 de novembro de 2009 - 03:00

A Ematerce, por intermédio do assessor de comunicação e ouvidor, jornalista Antonio José de Oliveira, representou, na reunião do Agropacto, dia 3 de novembro, no auditório da Superintendência do Banco do Brasil, em Fortaleza-CE, o presidente da empresa, Engº Agrº José Maria Pimenta, por este encontrar-se na comitiva do Governo Itinerante nas cidades de Campos Sales e Icó. Pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará, o Engº Agrº Itamar Lemos Marques, coordenador de agricultura, representante do secretário Camilo Santana.

A abertura do evento, cujo destaque foi o lançamento do 6º Caju Nordeste, foi feita pelo coordenador Paulo Remígio, da Faec, que justificou a ausência do presidente Torres de Melo, e do do vice-presidente Flávio Saboya, ambos em viagem. Composta a mesa, passou a palavra ao palestrante, Francisco Araripe, coordenador geral do 6º Caju Nordeste e presidente do Instituto Caju Nordeste, que iniciou falando sobre a origem do evento, a partir do DRS do Caju – programa do Banco do Brasil – em parceria com o BB, Prefeitura de Cascavel, Ematerce Cascavel e CLCA Eventos, mediantes princípios de ser um evento temático, exclusivo para o setor da cajucultura, e participação gratuita.

Reportando-se às edições anteriores, explicou que foram, em dezembro de 2004 (Cascavel); em dezembro de 2005 (Guanacés); em outubro de 2006(novamente em Guanacés); em outubro de 2007(Aracati); em novembro de 2008(Beberibe); e, em 2009, o 6º Caju Nordeste, de 18 a 21 de novembro em Beberibe/Ceará. A promoção é do Instituto Caju Nordeste, Idesco, Prefeitura de Beberibe e Prática Eventos, além da parceria com instituições, como: o Banco do Brasil, Sebrae, Faec e Embrapa; patrocínio da Adece, Banco do Nordeste e Ministério do Turismo. O tema do 6º Caju Nordeste é a “ Cajucultura: Arranjos Produtivos Locais e Desenvolvimento Territoriais”.

ABERTURA

A solenidade de abertura será, no dia 18 próximo, às 19 horas, no pavilhão da Feira do Caju, precedido do show de abertura. Nos dias 19 e 20, será a vez dos painéis temáticos, a partir das 9 horas da manhã, com foco no desenvolvimento territorial e na cultura do cajueiro; revitalização da Cajucultura, além de minicursos e oficinas técnicas, tais como: boas práticas na fabricação de cajuína, aspectos mercadológicos; utilização do caju em ração animal; utilização do caju e da castanha na produção de alimentos, fabricação de doces e geléias de caju.

Fazem parte da programação mesas-redondas, versando a respeito do Programa de Aquisição de Alimentos da agricultura Familiar, zoneamento das áreas propícias ao plantio de cajueiro, produção, industrialização e comercialização de castanha de caju – agenda produtiva de produtores e industriais – e as dez bandeiras do agronegócio do caju: marco de referência, desafios e diretrizes. Haverá, ainda, demonstrações de máquinas e equipamentos de processamento da castanha do caju, do pedúnculo do caju, da limpeza e classificação das castanhas do caju e embalagens de produtos alimentícios.

Como eventos paralelos, a presença de caravanas de produtores rurais, fóruns e encontros, tais como: Fórum de gestores de agências do BNB; Encontro de empreendedores rurais – Senar/CE e Sebrae/Ceará; Encontro de agroindustriais de beneficiamento da castanha do caju, e a feira do caju, um pavilhão, com 54 estandes, com a presença institucional dos parceiros do evento e Exposição, demonstração e comercialização de máquinas e equipamentos para beneficiamento da castanha e do pedúnculo do caju, máquinas e implementos agrícolas etc.

No decorrer do Caju Nordeste, haverá financiamento de atividades produtivas da cajucultura, através de uma agência Itinerante do Banco do Nordeste e Casos de sucesso do CrediAmigo; Festival Gastronômico e restaurantes com culinária do caju. O 6º Caju Nordeste tem na coordenação geral: Francisco Araripe Costa, do Instituto Caju Nordeste e Afonso Batista de Aquino e a equipe organizadora e comissão técnica.

DEBATES

O Coordenador da reunião abriu os debates, comentou a importância do evento Caju Nordeste, passando a palavra ao deputado estadual Hermínio Resende, que parabenizou os organizadores do evento e disse que o projeto de lei, de sua autoria, que coloca o evento no calendário oficial do Estado, havia sido pouco, para o que ele representava para o Ceará, pois a cajucultura vivia uma crise, mas que não era culpa do cajueiro, mas dos gestores, que não estavam sendo capazes de atender às necessidades da cultura.

Já o representante da Ematerce, assessor de comunicação e ouvidor, Antonio José de Oliveira, disse que a Ematerce estaria presente, no Caju Nordeste, com o seu escritório móvel, levando material de divulgação sobre o caju e outras culturas e agricultores, por ela assistidos, levariam também produtos, como: mel de abelha, doces de frutas tropicais, farinha de mandioca e outras iguarias, produtos esses oriundos da Agricultura Familiar.

TROFÉU CAJU DE OURO PARA EMATERCE

No 6º Caju Nordeste, a Ematerce será homenageada com a outorga do troféu Caju de Ouro por suas ações extensionistas, que visam ao desenvolvimento sustentável da cajucultura no Estado do Ceará, atividade agrícola essa, geradora de empregos, de divisas (com exportação da castanha), distribuição de renda e outros benefícios sociais. Para o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, o reconhecimento ao trabalho da extensão rural, no Ceará, na área da cajucultura, é gratificante, dada à importância do evento e à representatividade para a economia de Beberibe (maior produtor de caju do Ceará) e a dos municípios, onde é bastante cultivado.

========================================================================

ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO E OUVIDOR