55ª EXPOECE É ATRAÇÃO DO CAMPO EM FORTALEZA

30 de novembro de 2009 - 03:00

 Os visitantes da 55ªExpoece contam com diversas atrações, durante os sete dias doevento, que reúne a pecuária e produtos da agricultura familiar doCeará e de outros Estados convidados. Negócios da ordem de R$ 9milhões e um público de 260 mil pessoas são esperados pelosorganizadores do evento.

 

A 55ª Expoece –Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará, foi aberta,oficialmente, no final da tarde de ontem, 27, pelo governador CidGomes, no Parque de Exposições Governador César Cals. Quinhentosprodutores rurais, dentre os quais 100 agricultores familiares,assistidos pela Ematerce, expõem seus produtos e animais de altalinhagem durante os dias da feira. Um montante de R$ 9 milhões deveser movimentado em negócios e o público esperado é de 260 milpessoas.

 Durante a solenidade deabertura da 55ª Expoece, Cid Gomes, acompanhado do secretário doDesenvolvimento Agrário do Ceará, Camilo Santana, do presidente daEmaterce, José Maria Pimenta, do diretor administrativo efinanceiro, Eduardo Aragão, e de outras autoridades, falou daimportância que o setor primário tem e do desafio para suaadministração. “Temos dado toda a atenção e apoio ao setoragropecuário, à agricultura familiar, fazendo o possível e oimpossível para seu avanço, pois mais de 20% da populaçãosobrevive desse setor, que, em termos de riqueza, só representa 7%”, frisou. Adiantou ainda que seu grande sonho é uma classe médiarural, quando o homem do campo tiver acesso a todo o conforto que avida moderna possa oferecer-lhe.

 O secretário CamiloSantana disse do esforço do atual governo em resgatar eventos, comoa Expoece, que ultimamente vinham transformando-se em praças deshows, “deixando de lado sua finalidade, que é mostrar opotencial agropecuário, a cultura do interior”, e reafirmou seucompromisso com a agricultura familiar. Expositores do Rio Grande doNorte, Paraíba, Piauí e Minas Gerais também se fazem presentes.

 A edição 2009 daExpoece conta com exposições de animais de alta linhagem dediversas raças; produtos da agricultura familiar, como mel,castanha, queijos e plantas ornamentais. Os visitantes poderãoconferir ainda um Engenho, Casa de Farinha, Bodega e Pesque-Pague e aréplica de uma fazenda, instalada numa área do parque de exposição.Grandes nomes do cenário musical animarão os shows que acontecemdurante o evento.

 ESCRITÓRIO MÓVEL DAEMATERCE

 A Ematerce, este ano,marca presença, na 55 Expoece, com o escritório móvel, constandode telão (TV), aparelho de DVD, cadeiras, birôs, mesas, toldo,ambiente climatizado, gerador de energia, iluminação interna eexterna, além de material promocional, como folder, cartaz, cartilhacom assuntos técnicos do setor agropecuário estadual. Técnicos daEmaterce estão á disposição, no escritório móvel, pararesponder às perguntas dos visitantes.

 Para o presidente daEmaterce, Engº Agrº José Maria Pimenta, trata-se de um excelentemeio de divulgação das ações extensionistas, no campo, vez queestão presentes, também, agricultores familiares, assistidos pelaempresa, e que comercializam produtos, fabricados em suas fazendas,cuja demanda é grande por quantos visitam a Expoece. O dirigente daEmaterce destaca, ainda, o irrestrito apoio e ajuda financeira doGoverno do Estado, na pessoa do governador Cid Gomes e do secretárioda SDA, Camilo Santana, o que assegura a prestação de assistênciatécnica agropecuária e gerencial aos agricultores, sobretudo osfamiliares, de modo sustentável.

 ======================================================================

ASSESSORIA DECOMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

 Jornalista JoãoMaroto: joaomaroto@ematerce.ce.gov.br

 Fone: 85.3217.7872