Aftosa: Croatá vacina 250 reses em uma única ação

30 de novembro de 2009 - 03:00

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { so-language: zxx } –>

 

Omunicípio de Croatá imunizou, no último sábado, 29, 250 cabeçasde gado de apenas um criador do município, dando prosseguimento à1ª etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, que seencerra hoje, 31. Na oportunidade, oito criadores da localidade foramconvidados a assistir à vacinação, como forma de estimular aimunização das reses.

 Avacinação aconteceu na Fazenda Sucesso, de propriedade do sr.Casemiro Araújo, um dos maiores pecuaristas do município. Aimunização das reses se deu na presença de técnicos da Ematerce,representados por Eriberto Aquino, supervisor de Sanidade Animal, naIbiapaba; de Francisco de Assis Souza, agente sanitarista, da Adagri,e do secretário de agricultura de Croatá, Domingos Felinto.

 A 1ªetapa da imunização contra a aftosa encerra-se hoje em todo oCeará. A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceriacom a Ematerce e Adagri, desenvolveu durante todo o mês, ações,visando informar o criador da necessidade de vacinação do rebanhobovino e bubalino. A aftosa é uma doença infecto-contagiosa queatinge o gado, causada por um vírus de rápida multiplicação. Umarês contaminada pode atingir todo o rebanho.

Os principais sintomasdo contágio são: febre alta; boca, cascos e tetas com feridas;saliva abundante; falta de apetite e dificuldade nos movimentos, alémde pêlos arrepiados. A doença evolui para um quadro de fraqueza,queda de peso e, consequentemente, baixa produção de leite e carne,implicando diretamente prejuízos para o criador.

 ===============================================================================

Assessoriade Comunicação e Ouvidoria

JornalistaJoão Maroto: joao.maroto@ematerce.ce.gov.br

 Fone:85.3217.7872