Aftosa:lançada 1ª etapa da campanha para 2010

O secretário em exercício do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Antonio Amorim,lançou, quinta-feira última, 29, no Sítio Joaquinzinho, em Cascavel, a 1ª Etapa daCampanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa de 2010, cujo início ocorre, no dia 1º de maio, sábado, com a duração de 30 dias. A intenção é atingir um índicede imunização de 100%  e posicionar o Estado entre aqueles que se encontram no ” status”  de livre da aftosa com vacinação. No Nordeste, apenas aBahia e Sergipe chegaram a essa classificação. Atualmente, o Cearáestá na posição de risco-médio em relação à doença.

Naoportunidade, Amorim, que representou o governador Cid Gomes, esteveacompanhado dos presidentes da Ematerce e da Adagri, Itamar Teixeira eEdilson de Castro, respectivamente; do prefeito de Cascavel, DécioMunhoz; do representante do Ministério da Agricultura, Pecuária eAbastecimento (Mapa), Luiz Otávio, além do proprietário do SítioJoaquinzinho, Dílson Araujo, além de gerentes regionais e locais, assessores estaduais e extensionistas. Ele enfatizou a necessidade de seconscientizar os criadores quanto à importância da vacina e solicitou a atuação persistente dos agentes responsáveis pela imunização nas áreasconsideradas de risco.

A febre aftosa é uma doençainfecto-contagiosa que atinge o gadoi, causada por um vírus de rápidamultiplicação. Basta uma rês contaminada, para que todo o rebanho sejaatingido. Os principais sintomas do contágio são febre alta; boca,cascos e tetas com feridas; saliva abundante; falta de apetite edificuldade nos movimentos, além de pêlos arrepiados. A doença evoluipara um quadro de fraqueza, queda de peso e, consequentemente, baixaprodução de leite e carne, implicando diretamente prejuízos para ocriador.

A 1ª. Etapa de Vacinação Contra a Febre Aftosa vai até o final de maio. Em novembro, haverá um segundo momento da campanha,quando serão avaliados os resultados obtidos na primeira coberturavacinal. A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Ematerce e Adagri orientam todos os criadores de bovinos e bubalinos, para que imunizem seus rebanhos. Aocomprar reses, o certificado de vacinação deve ser exigido do vendedore o gado só poderá ser transportado com a Guia de Trânsito Animal (GTA).

Várzea Alegre

Emnível municipal, Várzea Alegre, na região Sul do Ceará, com apoio doescritório local da Ematerce, também fez o lançamento da campanha para2010. A iniciativa contou com a parceria da Adagri, SecretariaMunicipal de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais eAssociação dos Produtores de Leite de Várzea Alegre (Aprovale).

Oevento, que aconteceu no Sítio Caraíbas, teve o objetivo desensibilizar e mobilizar os criadores para vacinação do rebanho eimpactos na produção e comercialização de leite e carne. AdoniasSobreira, gerente regional da Ematerce/Cariri, solicitou  aos cerca de 120presentes ao lançamento, total empenho, com vistas a atingir o percentual mínimo devacinação, estabelecido pelo Mapa, isto é,  90%.

==============================================================================
 Assessoria de Comunicação e Ouvidoria