AQUECIMENTO GLOBAL X AGRICULTURA FAMILIAR

30 de novembro de 2009 - 03:00

Maso que notamos é que estas mudanças que estãoacontecendo e as que virão por aí são profeciasunânimes dos cientistas em afirmar que as regiõesáridas, semi-áridas ficarão mais secas, maisquentes, etc. E que no caso do Brasil, o Nordeste ficará maisinóspito. Até nas previsões somos discriminados.Por quê? pergunto eu. Porque não podemos pensar que oNordeste com estas mudanças climáticas poderáter um clima mais ameno, com melhor distribuição daschuvas?, etc.

Masa verdade é que temos que nos preparar para as mudançasque tendem a piorar o nosso clima, com freqüência maior naincidência de veranicos, estiagens, secas, enchentes, mádistribuição das chuvas e elevação dastemperaturas.

 
Porisso é que a Ematerce está se preparando para incutirna cabeça do Agricultor Familiar práticas agrícolasde convivência com o semi-árido. E quais sãoelas? São inúmeras e de acordo com cada Regiãodo Estado cabe ao agricultor e ao técnico escolher as que têmmelhor aptidão para a sua área.

 Enumeramosalgumas das mais importantes para o Ceará:

 Plantio direto

Plantio “in situ”

 

Plantio em curvas de níveis

 

Construção de barragens subterrâneas

Portanto,a hora não é só de mudanças climáticas.A hora é sobretudo de mudanças e da adoçãode métodos e processos modernos de convivência com osemiárido que herdamos da natureza.