BARBALHA: CURSO DE BOAS PRÁTICAS PARA BANANICULTORES

30 de novembro de 2009 - 03:00

 

 

 

 

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { so-language: zxx } –>

 

Vinte e cincoprodutores familiares de banana de Barbalha, participaram, no últimodia 5, do curso de “Boas Práticas de Produção de Banana”,promovido pela Ematerce. Ministrado pelos técnicos João Bosco deLima e José Iran, o curso contou, em sua abertura, com a presençado presidente da empresa, José Maria Pimenta, e do gerente regionalCariri, Adonias Sobreira. A iniciativa teve por objetivoprofissionalizar agricultores familiares nas boas práticas deprodução da cultura e conseguir uma maior produtividade com maisqualidade.

 

Em rápidas palavras,José Maria Pimenta disse aos presentes da necessidade de se adquirirconhecimento, ensinamentos. “A Ematerce tem esse papel de trazeraté vocês novas técnicas e conceitos que são armas importantespara a modernização da agricultura e pecuária, a exemplo do queocorre em outros setores”, frisou o presidente.

 

O município deBarbalha possui uma vocação natural para o plantio da banana. São190 hectares destinados à cultura. Além do próprio Ceará, aprodução atende a Estados como Pernambuco, Paraíba e Piauí.“Possuímos na região a maior tecnologia de produção de bananado Nordeste, no Sítio Barreiras, entre Barbalha e Missão Velha”,ilustra o gerente local da Ematerce, Antonio Vilário Garcia.

 

Os produtores locaisterão em pouco tempo mais uma opção para escoamento da suaprodução, a Ceasa Cariri, que encontra-se em fase de construção.Nove milhões de reais foram investidos pelo Governo do Estado naconstrução da Central de Abastecimento, antigo sonho decomerciantes e consumidores da região. Além dos municípios daregião Sul, a Ceasa beneficiará ainda cerca de 30 localidadespróximas dos Estados da Paraíba, Pernambuco, Bahia e Piauí.

 

À tarde, após otérmino do curso de “Boas Práticas de Produção de Banana”, osagricultores familiares participantes receberam, das mãos dosecretário do Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana, e doPresidente da Ematerce, os certificados de conclusão do curso.

 

 

ASSESSORIA DECOMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

 

Jornalista JoãoMaroto: joaomaroto@ematerce.ce.gov.br

 

Fone: 85.3217.7872